JUSTIÇA

TJ-TO usa firewall da SonicWall

25/11/2021 10:55

Projeto envolve 3 mil usuários em 47 unidades e foi entregue pela CRP Tecnologia.

Sede do TJ-TO em Palmas. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ-TO) adotou a solução Next Generation Firewall, da SonicWall, com a CRP Tecnologia, integradora da marca no estado, para proteger o tráfego de dados gerado por 3 mil usuários internos e 11 mil advogados.

O foco do projeto foi modernizar sua infraestrutura para atender a demanda por alta disponibilidade da rede distribuída entre fóruns e comarcas, tendo a segurança de dados como ponto central.

Para dar conta desse ecossistema, a solução da SonicWall foi instalada na sede do TJ-TO, corregedoria-geral, anexos, Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) e nos fóruns das comarcas, totalizando a proteção das 47 unidades da rede.

Um dos principais desafios do tribunal era a agilidade na migração dos equipamentos antigos para os novos, pois a janela de manutenção não poderia atrapalhar a entrada de processos ou paralisar o ecossistema de justiça do estado.

O time de ICT Security do TJ-TO teve de preparar uma parada com 15 dias de antecedência e, na virada da chave, o processo durou menos de 30 minutos.

“Esse sucesso foi possível com o planejamento cuidadoso das etapas anteriores, a dedicação da equipe interna e do time do nosso parceiro de cibersegurança, a CRP Tecnologia”, afirma Ernandes Rodrigues da Silva, diretor de Tecnologia da Informação do TJTO.

O tráfego de dados e imagens do ambiente do TJTO é intenso: neste ano, por exemplo, já foram realizadas mais de 38 mil videoconferências e, desse total, mais de 600 audiências de custódia. 

O TJ-TO conta, também, com o “Balcão Virtual”, que atendeu até setembro mais 8.870 solicitações via chat. 

O ambiente é apoiado pela solução SonicWall NSa 6650 em alta disponibilidade, instalada no datacenter principal, juntamente com o serviço Advanced Gateway Security Suite Bundle para prevenção de ameaças avançadas e o Sandbox (SonicWall Capture ATP) em nuvem. 

O datacenter secundário, para contingência e recuperação de desastres, que fica a dez quilômetros da sede do TJTO, conta com o SonicWALL NSa 3650.

As comarcas, por sua vez, receberam o SonicWall TZ 400 interligados por VPNs, infraestrutura que foi fundamental para apoiar o teletrabalho durante a pandemia.

Veja também

SÉRIE
CVC sofre ataque cibernético

Hackers prejudicam atendimento da CVC e Submarino Viagens.

SEGURANÇA
M3Corp troca Sophos por SonicWall Brasil

Distribuidora especializada em segurança da informação trabalhava há 13 anos com Sophos.

PROTEGIDO
Grêmio: segurança de rede com Sonicwall

O projeto no clube gaúcho teve implantação da Maxprotection Security Solutions.

SEGURANÇA
CCEE adota firewalls da Palo Alto

A câmara gere informações sigilosas para empresas do setor de energia.

VAGAS
Zona Azul de São Paulo roda na Azure

Aplicativo da Estapar permite estacionar em 51 mil vagas na capital paulista.

PAGAMENTOS
Vindi: segurança com Trend Micro

Com a solução Deep Security, a empresa conquistou o certificado PCI Compliance Level 1.