O grupo AES Brasil está com inscrições abertas para um programa de aceleração. Foto: Divulgação.

O grupo AES Brasil está com inscrições abertas para um programa de aceleração. A iniciativa é focada em cinco temas: eficiência energética, geração distribuída, armazenamento de energia, veículos elétricos e internet das coisas.

A companhia investirá até R$ 500 mil por projeto, com a utilização de recursos do Programa de P&D regulado pela ANEEL. A empresa espera mais de 100 inscrições, das quais 20 serão entrevistadas. 

Oito projetos selecionados participarão de workshops com profissionais do grupo AES Brasil e do Senai. Por fim, duas serão selecionadas como finalistas para participar de um período de quatro meses aceleração.

“A ideia é que os projetos inscritos por pessoas físicas e startups terminem como produtos prontos para serem comercializados e com suas respectivas propostas de valor”, explica Teresa Vernaglia, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da AES.

A AES vai investir no desenvolvimento do produto e serviço, não se vinculando diretamente à estrutura societária das startups. 

“Nós vamos ajudar com nosso conhecimento do setor, com subsídio financeiro, na implementação do produto e com nossa rede de parcerias”, completa.

Empresas interessadas devem inscrever seu projeto até o dia 13 de novembro. As startups serão avaliadas por critérios de originalidade, grau de inovação, aplicabilidade, tamanho de mercado, relevância, razoabilidade de custos, modelo de negócios, equipe e proposta de valor.