SAP

Pfizer automatiza processos fiscais com Engineering

25/09/2019 14:36

O projeto envolve as soluções DP-Fisc 4.0, robô Alfredo e TDF.

A Pfizer está presente em 175 países. Foto: DIvulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A farmacêutica Pfizer tem a Engineering como novo fornecedora de soluções fiscais. A empresa é responsável pela implantação do DP-Fisc 4.0, sistema nativo ao ERP SAP; do robô fiscal Alfredo, baseado em RPA (Robotic Process Automation) e da plataforma de gestão fiscal da SAP (TDF - Tax Declaration Framework).

O processo foi iniciado quando a Pfizer decidiu descontinuar o uso de sua solução fiscal para buscar maior maturidade no controle de seus processos. 

"Pesquisamos soluções fiscais de mercado e concluímos que elas não eram preparadas para o TDF, pois, ao contrário do DP-Fisc 4.0, não são integradas nativamente ao sistema de gestão da SAP, ou seja, corrigem as inconsistências apenas na camada da ferramenta, e não diretamente no banco de dados do ERP, gerando duplicidade de informações e, consequentemente, retrabalho", explica Marta Lima, gerente tributária da Pfizer.

A primeira etapa do projeto envolveu o diagnóstico dos processos fiscais da Pfizer para avaliar o desenvolvimento de melhorias e parametrizações no SAP ECC para a correta aderência ao TDF e melhor atendimento das obrigações. 

"Construímos juntos um escopo de pré-requisitos para aprimorar alguns processos, como as automatizações dos cálculos de crédito de PIS, COFINS e CIAP para produtos da indústria farmacêutica, a automatização das Notas Fiscais, além das adequações e revisões para atender o REINF e o Bloco K, entre outras tributações", pontua Cesar Kazakevicius, head de Tax Solutions da Engineering.

Na etapa de melhorias e parametrizações, a Pfizer obteve redução de 30% no tempo de recebimento de notas fiscais, que agora estão automatizadas por meio de um painel eletrônico.

A segunda fase do projeto compreende a ativação do TDF e do DP-Fisc 4.0 no SAP, possibilitando o atendimento a todas as suas obrigatoriedades fiscais, entre elas SPED-EFD (ICMS+IPI), SPED Contribuições (PIS/ Cofins), SPED ECF, SPED ECD, Bloco K, REINF etc.

O TDF foi lançado exclusivamente para o mercado brasileiro em 2014.

Desenvolvido no SAP Labs, centro de desenvolvimento da multinacional em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, o produto usa a solução de processamento de dados em memória Hana para fazer análises de documentação tributária.

Mesmo com o sistema, as obrigatoriedades dependem de um esforço manual para sua geração, por isso esta fase do projeto também prevê a implementação do robô fiscal Alfredo, que vai automatizar processos repetitivos.

Com mais de 150 empresas atendidas no Brasil, a Engineering é uma multinacional italiana com presença no país desde 2008. A empresa tem mais de 600 funcionários nos escritórios de Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Santo André e Vitória, além de uma filial em Buenos Aires.

Presente em 175 países, a Pfizer investe por ano US$ 7 bilhões no desenvolvimento de novos tratamentos, numa empreitada que envolve 260 parceiros, entre universidades e centros de tecnologia.

Veja também

FINANÇAS
ArcelorMittal: SAP Concur para processos de reembolsos

O sistema, implementado neste ano, está disponível via aplicativo no celular ou plataforma web.

SAP TDF
Engineering assume projeto fiscal do IRB

Líder em resseguros na América Latina trocou a parceria SAP em uma iniciativa complexa.

TENDÊNCIA
Como trazer a inovação dos posts-its para a prática?

"Muitas empresas são incapazes de criar uma cultura, de fato, inovadora."

REFORÇOS
Angelo Guerra, ex-Nokia, é VP na NEC do Brasil

Executivo estava na Nokia há 18 anos deve ser a interface com o mercado local da NEC.

INDÚSTRIA 4.0
Siemens turbina oferta com Mendix

Companhia estreou novo portfólio e novo nome: Siemens Digital Industries Software.

SOLUÇÃO FISCAL
Leitz usa solução Sispro para atender ECF

Multinacional alemã usa versão 100% cloud do software.

LIDERANÇA
Intuit contrata head de recursos humanos

Flavia Molina atuou na Nissan no último ano.

 

NO LLAMES EL APP
Aplicativos de entrega proibidos em Buenos Aires

Juiz decide tirar das ruas entregadores por falta de cumprimento de regras de segurança.

CARREIRA
Everis tem novo diretor de TI

Alexandre Theodoro já foi diretor de TI e transformação digital da Neobpo.