CRÉDITO IMOBILIÁRIO

IBM e CEF criam empresa em Salvador

25/09/2012 17:56

Casinha dos sonhos, agora mais próxima - e via web! Foto: Flickr.com/karlamor

Tamanho da fonte: -A+A

A IBM Brasil, a Caixa Participações, braço de investimentos da CEF, e a Funcef (Fundação dos Economiários Federais) firmaram acordo com o governo da Bahia para instalação em Salvador de uma empresa voltada à oferta de uma plataforma tecnológica para ampliar o acesso dos cidadãos à casa própria.

“Vamos iniciar a informatização das operações de crédito imobiliário da Caixa”, ressalta Paulo Portela, presidente da nova empresa, ainda sem nome.

A plataforma tecnológica será desenvolvida pela IBM e vai permitir, por exemplo,que o crédito imobiliário esteja disponível 24 horas por dia, com propostas de financiamento e possibilidade de concretização dos negócios online.

Conforme Portela, a instalação na capital baiana se deve ao potencial industrial e de logística da região, além da oferta de mão de obra em TI e incentivos fiscais.

“Após a definição do local para instalação, daremos início ao processo de contratação de aproximadamente 800 profissionais ao longo dos próximos 12 meses”, informa Portela.

Ele avalia, ainda, que a Bahia é hoje a maior economia do Nordeste, sendo responsável por um terço do PIB da região.

“Além disso, nosso setor de TIC está desenvolvido e estruturado, com crescimento de 20% ao ano, sendo responsável por 40% do faturamento do setor no Nordeste”, comenta Jaques Wagner, governador da Bahia.

O estado possui um total de 28 universidades, sendo sete públicas e 21 particulares, com cursos de graduação, MBA, mestrado e doutorado em diversas áreas de conhecimento, incluindo a área de TIC.

Veja também

POWER NO STORAGE
Stemac renova infra com IBM e Brastorage

Empresa renovou estrutura de armazenamento com soluções IBM, ganhou performance e economizou espaço e energia.

INTERIORIZAÇÃO
IBM abre escritório em Joinville

Seguindo expansão regional que desde 2008 já a levou a 38 cidades fora do eixo Rio-São Paulo, IBM investe R$ 700 mil no escritório em SC.

LEASING PARA PMEs
Banco IBM abre em POA e Curitiba

Big Blue amplia representações locais do braço de leasing, com foco em financiamentos a partir de R$11,5 mil para PMEs.

CARREIRA
Nova cara da IBM no RS

Novo executivo da IBM para o Rio Grande do Sul, Luís Toledo vem de São Paulo, onde atuava desde 2010, depois de quatro anos na Espanha

CPM e IBM AO FUNDO
CEF lança banco de investimento

Operação terá suporte tecnológico da CPM Braxis, da qual a CEF comprou 24% de participação, e de uma joint venture formada com a IBM.

CAIXA ELETRÔNICO
Lumidigm: biometria em 3,5 mil ATMs da CEF

Esqueceu a senha? Sensores facilitam acesso a contas nos terminais por reconhecimento de impressão digital.

Pane derruba data center da CEF

O sistema das casas lotéricas de vários estados ficou fora do ar nessa quarta-feira, 29, depois que uma queda de energia elétrica afetou o data center da Caixa Econômica Federal, em Brasília.

Segundo o site TI Inside, as lotéricas de São Paulo, por exemplo, ficaram fora de operação desde por volta das 15h, impedindo serviços como o pagamento de contas e saques.

CEF premia Fóton como fornecedor de software

A Fóton, especializada em software para automação bancária, recebeu da Caixa Econômica Federal uma moção de reconhecimento pela qualidade dos serviços prestados.

Fornecedora da CEF desde 2006, a companhia foi contemplada por projetos de desenvolvimento de software e operação de sistemas voltados à área de canais de atendimento, principalmente em redes de ATM e gestão da retaguarda de operações.

CEF quer 10% da Cielo

A Caixa Econômica Federal está negociando a compra de participação na Cielo, com objetivo de ter pelo menos 10% do capital da líder em meios de pagamento eletrônico no Brasil.

A informação foi dada por uma fonte familiarizada com o assunto à agência Reuters.