ENGENHARIA

Embraer inaugura centro em Florianópolis

25/08/2017 15:26

O centro foi instalado no prédio da incubadora Celta, no Parque Tecnológico Alfa.

O centro da Embraer foi instalado no prédio da incubadora Celta, no Parque Tecnológico Alfa. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Embraer inaugurou nesta sexta-feira, 25, seu novo Centro de Engenharia e Tecnologia (CETE-SC), em Florianópolis. 

O centro, instalado no prédio da incubadora Celta, no Parque Tecnológico Alfa, contará com uma equipe de engenheiros da Embraer dedicados exclusivamente ao desenvolvimento de sistemas aeronáuticos.

A iniciativa faz parte da parceria com a Fundação CERTI e conta com apoio da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

“A Embraer busca se inserir em ecossistemas que fomentem a inovação e o desenvolvimento de tecnologias de ponta, onde quer que estejam presentes. Esse é um dos principais fatores que levaram a empresa a escolher Florianópolis como sede de seu novo Centro de Tecnologia”, explica o vice-presidente de Engenharia e Tecnologia da empresa, Humberto Pereira. 

Com a inauguração do centro, também foi realizada a assinatura de uma nova fase do contrato para continuidade da parceria entre a Embraer e a Fundação CERTI, que teve início em 2015.

O novo acerto está relacionado à continuidade do desenvolvimento de tecnologia pré-competitiva em sistemas eletrônicos para uso aeronáutico. 

“A presença de um centro da Embraer, uma das empresas mais inovadoras do país, no Parque Tecnológico Alfa representa um grande avanço para o desenvolvimento de todo o ecossistema de tecnologia e inovação em Santa Catarina. Ela possibilitará o crescimento ainda maior nessa área de atuação e o desenvolvimento de projetos e soluções cada vez mais relevantes no setor aeroespacial e de defesa”, destaca Laercio Silva, superintendente de Negócios da CERTI.

Na decisão da Embraer de instalar o CETE na capital catarinense, foram fatores fundamentais a qualidade da engenharia em Santa Catarina e as iniciativas do governo estadual por meio da FAPESC. Também pesaram a experiência e o domínio, pelos especialistas da CERTI, de competências técnico-científicas em eletrônica, software, metrologia e instrumentação, garantia da qualidade, confiabilidade, rastreabilidade e manufatura eletrônica, por meio da sua unidade Labelectron.

Em 2012, a Embraer inaugurou seu primeiro Centro de Engenharia e Tecnologia, em Belo Horizonte. Hoje, a empresa possui CETEs também em na Austrália, nos EUA e em Portugal.

Veja também

INOVAÇÃO
Fibria terá desafios para startups

O portal Fibria Insight apresentará temas para os quais a empresa busca propostas de ideias.

PERFORMANCE
Profarma monitora TI com Dynatrace

O Grupo Profarma tem atuação nos segmentos de distribuição, especialidades e varejo na área de saúde.

CULTURA
Microsoft muda para crescer em governos

Paula Bellizia, presidente da Microsoft no Brasil, falou em Porto Alegre sobre as transformações da companhia.

STARTUPS
Cubo vai quadruplicar em 2018

A nova sede terá 20 mil metros quadrados em prédio que ainda está em construção.