NOVOS HÁBITOS

Wal-Mart investe em mercados de bairro

25/08/2014 10:49

Mega lojas sofreram uma queda de 0,3% nas vendas. Foto: jessicakirsh/Shutterstock.com

Tamanho da fonte: -A+A

Os super centros de compras do Wal-Mart estão apresentando dificuldades. Os consumidores estão escolhendo lojas de conveniência ou segmentadas ao invés dos grandes centros.

Segundo o Business Insider, as mega lojas do gigante de varejo sofreram uma queda de 0,3% nas vendas do segundo trimestre em comparação com o ano passado. Durante o mesmo período, o tráfego nas lojas americanas do Wal-Mart caiu 1,1%.

Ao mesmo tempo, as lojas de formato menor do Wal-Mart, ou mercados de bairro, geraram aumento de 5,6% nas vendas e tiveram tráfego 4,1% maior. 

Os mercados de bairro tem cerca de um quinto do tamanho dos hipermercados Wal-Mart e eles estão localizados em centros urbanos (onde os rendimentos tendem a ser maiores) enquanto hipermercados estão normalmente localizados na periferia da cidade. 

As lojas menores são dedicadas às três categorias mais fortes do Wal-Mart: mercearia, farmácia e combustível. 

A categoria de mercearia responde por 56% das vendas do Wal-Mart.

Em média, os consumidores fazem compras em cinco diferentes tipos de lojas para atender suas necessidades de compras, de acordo com o relatório American Pantry de 2013 da Deloitte. 

Em vez de depender de uma única varejista para conseguri o melhor valor e variedade, "os consumidores parecem mais focados em uma combinação de valor e conveniência", dizem os analistas do Goldman Sachs, em uma pesquisa sobre o lento declínio de grandes varejistas como Wal-Mart e Target. 

O surgimento de varejistas online como a Amazon tornou possível para os consumidores fazer compras e comparar preços com alguns cliques. Agora que um número crescente de varejistas está oferecendo frete grátis e rápido, há ainda menos razões para intensificar a corrida dentro de uma loja física. 

Em resposta a estas tendências, o Wal-Mart está se expandindo rapidamente o número de mercado de bairro da marca. Mas a sua frota de 400 ainda é muito pequena para compensar as vendas fracas em seus 3,3 mil hipermercados. 

Isso não significa que o Wal-Mart vai começar a fechar seus hipermercados. 

"Super centros ainda tem um dos mais altos retornos de qualquer formato de loja na empresa. Seria tolo fechar um monte de lojas com bons retornos", disse o CFO do Wal-Mart, Charles Holley.

Veja também

FRP
Sage XRT e Nexxera: parceria em solução

Sistema que automatiza os processos da tesouraria que envolvem os bancos.

R$ 400 MILHÕES
Netshoes terá maior aporte de sua história

A operação será liderada por fundo de Cingapura, que investirá R$ 170 milhões.

PARCERIA
Saraiva: e-commerce com Walmart

Site do Walmart irá comercializar cerca de 1,5 milhão de produtos do acervo da Saraiva.

VAREJO
Magazine Luiza: venda no site, retirada na loja

Tanto no site quanto nas lojas, o Magazine Luiza hoje usa o mesmo estoque.

MOBILE
Walmart: iPhone 5c por US$ 29 nos EUA

O modelo iPhone 5s de 16GB estará disponível nas lojas por US $99 - com contrato de dois anos.

E-COMMERCE
Ex-Novartis é VP da Walmart.com na AL

Victor Oliveira coordenará a área financeira e de compras não-produtivas da varejista na região.