PAGAMENTOS

Saque e Pague tem acordo com Zuum

25/06/2015 16:07

Givanildo da Luz

Tamanho da fonte: -A+A

A Zuum, serviço de pagamentos móveis criado pela Vivo e Mastercard, fechou uma parceria com a Saque e Pague, rede de terminais autoatendimento multisserviços sediada em Porto Alegre.

A partir de agora, os clientes Zuum poderão utilizar os terminais da rede Saque e Pague para sacar dinheiro e depositar na sua conta Vivo Zuum. 

Até então, a única maneira para fazer depósitos nas contas móveis do Zuum era pagar em um estabelecimento conveniado.

Pelo acordo, será possível sacar dinheiro nos caixas da Saque e Pague sem um cartão, apenas com o celular. As empresas não deram maiores detalhes sobre como isso vai funcionar, mas disseram que o sistema é pioneiro no segmento de pagamentos móveis.

A Zuum já está presente em São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e Aracaju. Lançada no último trimestre de 2013, a Zuum tinha em outubro do ano passado 320 mil clientes da base da Vivo.

A meta é quadruplicar esse número em 2015, atingindo 1,2 milhão de pessoas.

A Saque e Pague 150 pontos de atendimento espalhados pelo país, um terço deles no Rio Grande do Sul. 

Os caixas estão instalados em shopping centers, supermercados e lojas de conveniência, algumas vezes em parceiras com bancos (até agora, os bancos estaduais do Rio Grande do Sul, Sergipe e Pará).

O objetivo da empresa é ter instaladas 3 mil unidades até 2017, por meio de um plano de investimento de R$ 20 milhões.

“As empresas têm em comum a visão da inclusão financeira e a inovação em termos de meios de pagamentos”, acredita Givanildo da Luz, presidente da Saque e Pague.

 Os clientes Zuum terão uma interface especial, desenvolvida pela equipe da Saque e Pague. 

“Nosso objetivo é que mesmo as pessoas que não estão acostumadas a operar caixas eletrônicos possam fazer suas transações com tranquilidade”, diz Samuel Lermen, gerente de Negócios da Saque e Pague.

A Saque e Pague é o novo empreendimento de tecnologia do no grupo Ernesto Corrêa, que no ano passado fechou a venda da processadora de cartões GetNet para o Santander por R$ 1 bilhão.

O diferencial dos ATMs da Saque e Pague é a capacidade de “reciclar” cédulas, fazendo com que notas utilizadas para pagar uma conta ou agora fazer um depósito sejam disponibilizadas imediatamente para saques de outros consumidores.

O uso de caixas com essa capacidade de reciclagem já é discutido na indústria bancária brasileira há pelo menos uma década, mas a companhia gaúcha fez aquela que é a aposta mais agressiva nessa tecnologia até o momento.

Parte da estratégia parece ser cortejar o público sem contas em bancos, um contingente que soma 55 milhões de pessoas no Brasil. Em março, por exemplo, a empresa abriu a possibilidade de fazer depósitos em contas de terceiros nos seus ATMs, mesmo não sendo cliente de nenhum banco. 

Veja também

PAGAMENTO
Zuum amplia serviço a todas as operadoras

Lançada no ano passado, a Zuum conta atualmente com 320 mil clientes da base da Vivo. 

ATM
Vasco: segurança móvel para Saque e Pague

A Vasco criou a Digipass, uma solução de segurança móvel para saques e depósitos.  

INVESTIMENTO
Itaú Unibanco gere dados com Asset Control

Instituição adotou a solução para padronizar a gestão dos dados financeiros do banco.

 

REFORÇO
Lima, ex-GetNet, está na Saque e Pague

Denner Lima acaba de assumir o cargo de superintendente de Tecnologia e Operações.

CAIXAS
Saque e Pague avança no Pará

O Banpará, o Banco do Estado do Pará, instalará até o final de dezembro mais 30 caixas.

MENOS FILA
Perto gere atendimento de 300 agências Banrisul

Solução reúne totem para emissão de senhas com terminal para controle do atendimento pelos caixas, servidor central e display para comunicação com os usuários.

MOBILE BANKING
Deutsche Bank quer inovar com IBM e MS

Parceria visa o desenvolvimento de aplicações para operações de digital e mobile banking.