Mas que coisa. Foto: reprodução.

Para o Gartner, a Microsoft está no caminho de perder o seu mercado mais precioso - o de sistemas operacionais - para a Apple. Com o avanço dos tablets e smartphones, o iOS e Mac OS X, da Apple, passará à frente do sistema da Microsoft até 2015, segundo a consultoria.

Segundo Carolina Milanesi, analista do Gartner, a liderança da Microsoft está diminuindo gradualmente. Conforme reporta o IDGNow, a venda de computadores com Windows ainda é maior, mas a diferença para os aparelhos da Apple está caindo.

Em 2012, o fornecimento de produtos com o Windows foi maior devido à alta fatia da Microsoft no mercado corporativo. No entanto, como afirmou Milanesi, no mercado doméstico, a Apple já lidera.

Em 2012 a diferença de vendas foi de 213 milhões, segundo dados do Gartner. Essa liderança será reduzida para cerca de 23 milhões em 2014.

Nesta gradual migração do consumidor médio dos desktops e laptops para tablets e smartphones, a Microsoft está perdendo o jogo, como afirma a analista.

A Microsoft enfrenta problemas para conquistar usuários para o Windows Phone 8, e a confusão com as diferentes versões do Windows para tablets - o Windows RT e o Windows 8 - está afastando potenciais compradores.

Embora veja uma queda da Microsoft no futuro, o Gartner destaca que a empresa de Redmond continuará com uma base importante no mercado, e a perda nas vendas pode ser reduzida com a chegada do Windows Blue, versão revisada do Windows 8.