Primeira ação aconteceu na Arena Corinthians, em São Paulo. Foto: Pixabay.

A MTM Tecnologia, especializada em mobilidade dos fluxos de trabalho, doou um aplicativo para o agendamento de doação de sangue em estádios do programa Doação Segura, da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH) com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O app Sangue Verde Amarelo vai integrar ações em estádios de futebol de todo o país, como aconteceu em abril na Arena Corinthians, em São Paulo, e deve acontecer ainda em maio no Allianz Parque, na mesma cidade.

Com a solução, disponível para iOS e Android, é possível agendar números limitados de doadores, com possibilidade de escolha de horário, e de maneira compatível com a capacidade de coleta do local da doação, evitando grande fluxo de candidatos no mesmo horário.

Os usuários podem encontrar informações sobre os postos móveis instalados em estádios, detalhes a respeito da doação e quem está apto a contribuir, além de receber alertas de confirmação e lembrete dos agendamentos realizados e de preencher uma pesquisa de satisfação após a doação. 

Em breve, também será disponibilizada uma funcionalidade para que os serviços de hemoterapia interessados em participar possam se inscrever para as ações de doação nos estádios.

O app também irá informar aos usuários sempre que um evento estiver ocorrendo em sua região.

Para realizar o agendamento, o usuário deve preencher um cadastro básico com informações de contato, além de informar se já doou sangue e quando foi a última coleta. 

Os critérios e as idades permitidas para os participantes e a frequência de doações estarão disponíveis no sistema, no momento da conclusão do cadastro, bem como orientações quanto à documentação necessária.

Segundo a empresa, a ideia surgiu com a drástica queda dos estoques de sangue em grande parte do país em função da pandemia de covid-19.

“Nosso objetivo é, com o app Sangue Verde Amarelo, manter os estoques dos bancos de sangue durante esta crise e incentivar a doação voluntária de sangue de forma segura e ágil, evitando aglomerações”, afirma Gustavo Perez, diretor-executivo da MTM Tecnologia. 

A MTM Tecnologia é especializada na oferta de ferramentas e serviços digitais focados na mobilidade dos fluxos de trabalho. A empresa atende a clientes como Hospitais Albert Einstein, Grupo Fleury, Sírio Libanês e a divisão norte-americana da Carestream.

Em 2017, a Daten, fabricante brasileira de computadores, comprou uma participação majoritária da MTM.