PIONEIRO

Itaú é pioneiro do blockchain

25/04/2016 17:20

Banco é pioneiro na América Latina. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O Itaú é o primeiro banco da América Latina a participar do consórcio R3, uma iniciativa que reúne 42 duas instituições financeiras de todo o mundo para desenvolver projetos relacionados a tecnologias de registros compartilhados baseados em Blockchain.

A iniciativa,comandada pela startup americana R3CEV, começou em setembro do ano passado com nove bancos:  Barclays, BBVA, Commonwealth Bank of Australia, Credit Suisse, Goldman Sachs, J.P. Morgan,Royal Bank of Scotland, State Street e UBS.

Um blockchain é um banco de dados distribuído, no qual novos registros de transação estão linkados entre si por marcadores de tempo compartilhados. Cada bloco, acessível por todos os participantes, contém o registro de uma série de transações.

A tecnologia ficou conhecida por ser a base do bitcoin, criptomoeda eletrônica que tem sido uma febre no setor financeiro nos últimos anos, mas o princípio pode ser utilizado numa série de sistemas financeiros ou qualquer outra situação que demande registros públicos confiáveis.

“A tecnologia tem outras aplicações que possibilitam novos modelos de negócios, agilidade e eficiência em um ambiente seguro, de forma descentralizada, garantindo rastreabilidade das transações e autenticidade das partes envolvidas”, aponta o Itaú em nota.

No que vai de ano, o R3 já anunciou três testes bem sucedidos envolvendo bancos participantes da iniciativa. O último deles contou com tecnologias da Eris Industries, IBM, Intel e Chain para facilitar a negociação de instrumentos de débito.

Esse experimento foi a continuação de um primeiro feito com 11 bancos, usando Ethereum hospedado na nuvem Azure da Microsoft.

“Estamos certos de que essas inovações trarão benefícios para nossos clientes e ganhos reais de eficiência para o setor como um todo”, afirma Márcio Schettini, diretor-geral de Tecnologia e Operações do Itaú. 

O Itaú é o maior banco privado do Brasil, com 90 mil colaboradores, mais de 5 mil agências e PABs, e quase 26 mil caixas eletrônicos. 

Veja também

MOEDA VIRTUAL
Valor do bitcoin cai 30% em um dia

O serviço de mineração CEX.io suspendeu suas operações por causa do preço baixo.

TRADING
Nasdaq entra no mercado de Bitcoins

Bolsa fornecerá sua solução de trading para startup de negociação de moedas digitais.

BITCOINTOYOU
Exchange de bitcoin "vira" banco

A BitcoinToYou recebeu investimento da Real Bit para expandir seu leque de serviços.

MAIS EMPRÉSTIMOS
Trigg quer seu espaço entre as fintechs

Empresa quer se destacar no mercado de oferta de crédito pessoal rápido via web.

GAME CHANGER
Visa: open source para desenvolvedores

Operadora de cartões criou plataforma para desenvolvedores criarem aplicações de pagamento eletrônico em sua rede.

FINTECHS
Banco Original: conta bancária no app

O projeto foi idealizado por Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central.

BANCO
Intermedium permite abrir conta no app

Para comprovar os dados, o correntista precisa enviar fotos de documentos originais e uma selfie.