Foto: sixthlie/Flickr

Algum infeliz funcionário da empresa de investimentos britânica Aviva Investors demitiu acidentalmente mais de 1,3 mil funcionários – quase todo mundo em uma empresa com 1,6 mil colaboradores - na última sexta-feira, 20.

O engano aconteceu da forma mais prosaica possível: um e-mail destinado a uma pessoa em específico acabou enviada para um montão de gente que não tinha que ver com o assunto.

O texto, relata o Internacional Business Times, continha uma lista de recomendações que é enviada a toda pessoa que é demitida, como a obrigação de manter sigilo sobre os dados de clientes e de sistema, juntamente com o obrigatório “desejamos a você tudo de bom no futuro”.

Como toda boa mancada nos dias de hoje, essa foi global, atingindo funcionários nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Espanha, Suécia, Canadá, Itália, Irlanda, Alemanha, Noruega, Polônia, Suíça, Bélgica, Áustria, Finlândia e Países Baixos.

Os “demitidos” permaneceram em suas mesas coçando a cabeça e pensando no que diabos tinham feitos durante meia hora, até que chegou um e-mail explicando que o anterior fora um erro e pedindo desculpas.

“As pessoas logo se deram conta de que foi um engano. Não acredito que ninguém tenha visto o e-mail como algo além de um equívoco”, afirmou Paul Lockstone, um porta-voz da Aviva, sem revelar se ele mesmo foi um dos teoricamente fleumáticos destinatários do e-mail.

O fato é que o desempenho recente da Aviva pode ter feito alguns dos colaboradores acreditarem que o assunto era de fato para valer. Recentemente, três altos cargos da empresa foram demitidos pelo CEO, que em janeiro já havia feito 160 cortes na força de trabalho.

A Aviva gerencia o fundo Aviva PLC, o sexto maior grupo de seguros no mundo, com ativos de US$ 420 bilhões. Até as maiores empresas podem dar uma bola fora. Não se sabe se o responsável pelo e-mail não recebeu um também, horas depois.

Compartilhando segredos
E na sua empresa, caro leitor, qual foi a maior mancada que alguém já fez usando correio eletrônico? Conte sua história nos comentários!