A Oi montou um ambiente em parceria com a Huawei para demonstrações da tecnologia 5G. Foto: Divulgação.

A Oi e a Huawei se uniram para criar experiências relacionadas aos novos serviços lançados em Búzios, município da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. 

Desde o final de 2018, a cidade conta com cobertura móvel com tecnologia 4.5G e com o acesso à banda larga com internet por fibra óptica até a casa do cliente (FTTH) através do produto Oi Fibra.

“Estamos falando de conexão de internet de alta performance, com qualidade de sinal e altíssima velocidade. É um projeto robusto, que até abril de 2019 estará disponível para cerca de 90% das residências no caso da fibra óptica, e que contempla também a modernização da rede móvel com tecnologia 4,5G e já prepara para receber o 5G quando esta tecnologia estiver disponível no Brasil”, afirma Eurico Teles, presidente da Oi.

Para marcar a iniciativa em Búzios, a Oi montou na Praça da Ferradura, no Centro da cidade, um ambiente em parceria com a Huawei para demonstrações da tecnologia 5G.

No espaço, o visitante pode se conectar a outra pessoa no mesmo ambiente, visualizando suas respectivas holografias por meio de óculos de realidade virtual. O público pode também experimentar no local o serviço de internet por fibra óptica Oi Fibra, num ambiente exclusivo para games. 

“Os equipamentos da Huawei instalados pela Oi em Búzios são de última geração e vão contribuir para que os clientes da operadora tenham experiência de conectividade de alta velocidade e de qualidade superior na navegação pela internet. Nosso papel enquanto parceiro e fornecedor da Oi é prover equipamentos e soluções inovadoras, modernos e que tenham melhor custo benefício do ponto de vista do negócio”, comenta Yao Wei, presidente da Huawei no Brasil.

Para implantação da fibra óptica, a Oi utilizou sua rede de mais de 350 mil km de fibra já existente. Além de levar fibra óptica até a casa do cliente (FTTH), isso também permite acesso à TV pela internet utilizando a tecnologia de IPTV.  

Além de Búzios, o serviço de fibra está disponível em mais 32 cidades brasileiras: Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Aparecida de Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Pouso Alegre (MG), Divinópolis (MG), Poços de Caldas (MG), Montes Claros (MG), Varginha (MG), Vespasiano (MG), Ubá (MG), Betim (MG), Recife (PE), Olinda (PE), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Duque de Caxias (RJ), Vilar dos Teles (RJ), Niterói (RJ), Petrópolis (RJ), São Gonçalo (RJ), Cabo Frio (RJ), Teresópolis (RJ), Nilópolis (RJ), Campos dos Goytacazes (RJ), Angra dos Reis (RJ), Nova Iguaçu (RJ), Porto Alegre (RS), Viamão (RS) e Brasília (DF).

“A Oi está implementando  um novo modelo para ampliação da rede de fibra FTTH e modernizando sua rede móvel para serviços 4,5G em todas as frequências, com a redução gradual do uso das tecnologias 2G e 3G. É importante reforçar que a Oi já possui rede FTTH em 33 cidades e rede 4,5G em 26 cidades”, explica José Cláudio Moreira Gonçalves, diretor de Operações da Oi.