Equinix firma aliança com IBM. Foto: divulgação.

A Equinix, companhia de serviços de data center que controla a Alog no Brasil, firmou uma aliança com a IBM para oferecer acesso direto a todos os serviços de cloud da SoftLayer, serviço da Big Blue que oferece aplicações na nuvem.

Segundo destacaram as duas empresas em nota à imprensa, a iniciativa será viabilizada através do Equinix Cloud Exchange em nove mercados globais nas Américas, Europa, Ásia e Pacífico.

De acordo com Sonny Fulkerson, diretor de informações da SoftLayer, ao alinhar o Equinix Cloud Exchange com a plataforma SoftLayer, a empersa dá um passo adiante para melhorar a flexibilidade, desempenho e segurança das conexões corporativas.

"A SoftLayer mantém o compromisso, de longo prazo, de proporcionar capacidade de rede avançada a empresas como parte de sua principal oferta de serviços", afirma Fulkerson.

De acordo com Ihab Tarazi, diretor de tecnologia da Equinix, o Cloud Exchange cria uma dinâmica com conexões seguras e de baixa latência para múltiplos provedores de cloud.

"A SoftLayer conta com grande cobertura do mercado corporativo. As companhias poderão replicar, sem dificuldades, seus dados entre os mercados. Nossas funções de acesso direto a serviços de cloud, como este da SoftLayer, garantem diversas opções em nuvem para que as empresas concluam suas estratégias de cloud híbrida", explica.

Esta não é a primeira parceria entre a Equinix e a SoftLayer. Anteriormente, as empresas uniram-se para oferecer aos clientes conexões diretas para cloud dentro dos data centers Equinix International Business Exchange (IBX).

Para ambas as companhias, esta colaboração condiz com o atual cenário de nuvem e o futuro para a cloud corporativa. Um estudo da Dimensial Research indica que 77% dos executivos planejam implementar arquiteturas multi novem em 2015.

Atualmente, o Equinix Cloud Exchange está disponível em 17 mercados em todo o mundo – Amsterdam, Atlanta, Chicago, Dallas, Frankfurt, Hong Kong, Londres, Los Angeles, Nova Iorque, Paris, Seattle, Vale do Silício, Cingapura, Sydney, Tóquio, Toronto e Washington, além de expansões já programadas para Osaka, São Paulo e Zurique.

O acesso aos serviços cloud da SoftLayer estarão inicialmente disponíveis em nove mercados - Amsterdam, Chicago, Dallas, Paris, Vale do Silício, Cingapura, Sydney, Tóquio e Washington. As empresas não deram informações sobre quando o serviço chega aos data centers da Alog.