Pedro Pereira. Foto: Divulgação
A SAP reforçou seu posicionamento em torno do tema sustentabilidade com o lançamento de um software focado na área, além da criação de uma diretoria focada no assunto na América Latina.
O produto é o SAP Cloud for Sustainable Enterprises, uma ferramenta na nuvem que combina funcionalidades que permitem gerar relatórios com ênfase no tema impacto ambiental, incluindo a cadeia de suprimentos, além de gerir o impacto de carbono, diminuir o desperdício e gerenciar o risco dos funcionários.
Já o diretor é Pedro Pereira, um executivo brasileiro que já está há sete anos na SAP, quase todos eles baseado nos Emirados Árabes, onde liderava iniciativas com foco em inovação e sustentabilidade.
Pereira agora está em Miami, onde fica a sede da operação latino americana da SAP.
O background de Pereira na área de governança, risco e compliance, do qual a nova pauta de ESG é de certa forma uma derivação, já vem de antes.
O executivo foi country manager no Brasil da Corporater, uma multinacional focada no tema GRC, entre 2008 e 2011. Ele abriu depois o escritório da Corporater em Dubai.
O lançamento do SAP Cloud for Sustainable Enterprises marca a transposição para o portfólio de produtos da estratégia de responsabilidade corporativa que a SAP se propõe para si mesma.
A SAP anunciou recentemente que atingiria o valor zero de emissões líquidas de CO2 em 2030, vinte anos antes da meta original, prevista para 2050.