IBM

Sompo usa Watson para apólices

24/11/2017 16:10

A empresa utiliza o sistema da IBM para manter um chatbot no aplicativo Telegram. 

A Sompo é a primeira a utilizar o recurso de chatbot do Watson para contratação de seguros. Foto: Divulgação.

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A Sompo Seguros é a primeira companhia do Brasil a utilizar o recurso de chatbot do IBM Watson para contratação de seguros.  

Numa primeira etapa, o serviço de bate-papo vai ser disponibilizado para a contratação do Seguro Garantia de Obrigações Públicas (licitante e executante). O chatbot poderá ser contatado pelo aplicativo Telegram. 

A empresa planeja viabilizar em breve a implementação do serviço para os corretores que atuam nos demais segmentos de seguros.  

O chatbot desenvolvido e utilizado pela equipe da Sompo Seguro, utiliza a plataforma de computação cognitiva para negócios da IBM. A cada interação, o recurso consulta a base de conhecimento gerada pela área especialista, que também é responsável por continuar ensinando e aperfeiçoando a plataforma. 

A ferramenta utiliza linguagem natural humana e permite compreender nuances da linguagem, sotaques e abreviações. 

A Sompo Seguros é uma empresa do Grupo Sompo Holdings, um dos maiores grupos seguradores do Japão e do mundo. 

Resultado da integração das operações da Marítima Seguros, companhia fundada em Santos em 1943, e da Yasuda Seguros, que está no Brasil desde 1959; a companhia atua nas áreas de seguros corporativos, pessoais e de saúde. 

No começo deste ano, a IBM divulgou o contratação do Watson pela seguradora japonesa Fukoku Mutual Life. Na época, a empresa afirmou que iria substituir 34 funcionários de seus escritórios por um sistema de inteligência artificial com recursos do Watson.

A ferramenta passou a ser utilizada para calcular os pagamentos aos segurados da companhia.  O Watson começou a ler informações médicas, como tempo de internação, procedimentos realizados e histórico de pacientes, para determinar o valor dos pagamentos que devem ser feitos.

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