O Esporte Clube Cruzeiro terá um novo estádio no próximo ano. Foto: Divulgação.

A IPv7 Soluções Inteligentes e o Esporte Clube Cruzeiro, de Porto Alegre, firmaram um acordo focado no fornecimento de infraestutura de tecnologia para o novo estádio do time, localizado em Cahoerinha, na região metropolitana da capital gaúcha.

O estádio tem previsão para término das obras no próximo ano e terá capacidade para 16,5 mil torcedores.

A parceria com a IPv7 tem como objetivo oferecer uma rede NGN baseada 100% em fibra óptica com soluções de voz, vídeo, dados, câmeras,  wi-fi, catracas ligadas a ela.

“O plano é contar com tecnologia IP para que o estádio seja uma arena multiuso inteligente", afirma Droander Martins, diretor comercial da IPv7.

A IPv7 atuará como consultoria exclusiva na área TIC e será responsável por desenvolvimento de projetos e análise de soluções, auxiliando em todas as decisões relacionadas à infraestrutura tecnológica do estádio.

Também ficam atribuidas à empresa as funções de homologação de fornecedores e acompanhamento da implantação dos projetos.

O Esporte Clube Cruzeiro foi fundado no dia 14 de julho de 1913, e por décadas foi a terceira força do futebol gaúcho. O time foi campeão estadual em 1929 e campeão da série B do campeonato gaúcho em 2010.

A decadência do clube começou no final da década de 1960, quando o Estádio da Montanha, sua sede na época, foi vendida para a construção do Cemitério Ecumênico João XXIII. 

Na década de 1970, o clube construiu o Estádio Estrelão. Inaugurado em abril de 1977, o Estrelão foi a casa do Cruzeiro até 2012. Em 1979, o futebol profissional do clube entrou em recesso, só voltando em 1991.

Hoje o clube ganha destaque novamente, devido à construção de seu novo estádio, na cidade de Cachoeirinha.