O Cubo Coworking vai trocar de sede para ampliar seu espaço em 4 vezes. Foto: Divulgação.

O Cubo Coworking, espaço de empreendedorismo do Itaú Unibanco e da Redpoint eventures, vai trocar de sede para ampliar seu espaço em 4 vezes.

A iniciativa foi lançada há cerca de dois anos e tem hoje um escritório na Vila Olímpia. A nova sede será no mesmo bairro e terá 20 mil metros quadrados em prédio que ainda está em construção.

Com a mudança, prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2018, o Cubo espera ampliar parcerias com grandes empresas, além de estabelecer uma relação com universidades e centros de empreendedorismo.

A sede atual tem capacidade para abrigar 50 startups e 250 residentes. O local recebe 600 pessoas por dia. 

O novo endereço poderá abrigar 210 startups, 1.250 residentes e conseguirá receber mais de 2 mil pessoas diariamente.

Nos dois anos de Cubo, as startups receberam mais de R$ 100 milhões em investimentos e o número de empresas iniciantes interessadas passou de 850, de acordo com a Istoé

Na nova versão, o critério de seleção das startups será mantido. O Itaú e a Redpoint seguem como sócios do espaço, mas negociam parcerias com grandes empresas para atuarem como parceiros.

Desde sua fundação, o Cubo conseguiu atrair iniciativas de conexão entre startups e empresas tradicionais. 

Um exemplo é a Saint-Gobain, focada em construção sustentável e materiais industriais, que firmou uma parceria com o espaço do Itaú com o objetivo de buscar interação e intercâmbio com startups nos segmentos de digital; soluções e tecnologias para a indústria; soluções e tecnologias para a construção civil; pesquisa e desenvolvimento; e transformação cultural.

Já a Rede, que atua no mercado de meios eletrônicos de pagamento, fechou um acordo com  o Cubo para estimular o desenvolvimento de soluções digitais para os produtos e serviços oferecidos pela empresa em seu portfólio. 

Com a parceria, a Rede espera encerrar 2017 com aproximadamente 80 aplicativos disponíveis para download na loja de aplicativos dos terminais Smart Rede.

Também do setor de pagamentos, a Mastercard passou a oferecer mentorias no Cubo há aproximadamente um ano. Profissionais do time de produtos e soluções da MasterCard oferecem coaching para os empreendedores residentes do espaço do Itaú.

Além disso, o Itaú utiliza o espaço para promover seus próprios programas de inovação.