Aplicativo promete mudar relacionamento entre lojistas e consumidores. Foto: flickr.com/rwp-roger

Acaba de chegar ao mercado o  Ezmall, aplicativo multifuncional focado nos consumidores e lojistas que permite aos lojistas encontrarem consumidores próximos de suas lojas, prometendo trazer mudanças no relacionamento entre consumidores e clientes.

Com foco nas redes de lojas voltadas para o consumidor de classe A, a plataforma foi desenvolvida primeiramente para iOS.

Através do app, a loja pode verificar os consumidores próximos, através do GPS dos aparelhos, e disparar uma promoção personalizadas para atraí-los a loja.

A mensagem chega na forma de uma notificação push do aplicativo. A Ezmall cobra uma mensalidade por uso da solução pelo lojista, que inclui o fornecimento do iPad, além de uma tarifa por notificação enviada.

Os consumidores que já tiverem marcado a loja como favorita aparecem como pontos amarelos no radar para o lojista. Na tela desse app, é possível acompanhar a presença desses consumidores próximos, que tenham em seus smartphones a versão do Ezmall para usuário final instalada.

A primeira marca a utilizar é loja de moda feminina Juliana Gevaerd. 

Para o usuário, o Ezmall permite ainda pesquisar e comprar pacotes especiais de turismo, assistir trailers de filmes em cartaz nos cinemas, conferir lista de desejos dos amigos para facilitar a vida na hora de comprar presentes, entre outras atividades.

Com a função Me Leva, o usuário também pode escolher a loja ou restaurante que deseja ir e, caso a distância seja pequena, como dentro de um shopping, a câmera do aparelho será acionada e uma seta irá indicar, em tempo real, o caminho a seguir. Para distâncias maiores, a navegação GPS é utilizada.

De acordo com Marck Krauze, um dos idealizadores do projeto, "o app foi criado para trazer uma série de funções facilitadoras no dia a dia das pessoas e não apenas relacionadas a compras e pagamento via celular. Ele traz vantagens e benefícios reais, além de ajudar o usuário a otimizar tarefas”, comenta.

O download do app é gratuito, mas sua utilização requer o login via Facebook ou por meio do preenchimento de um cadastro com dados pessoais, incluindo CPF.

As informações são usadas pelo Ezmall em seu banco de dados para facilitar a segmentação das campanhas personalizadas disparadas pelos lojistas.

Criado pela startup brasileira Five and a Half, o projeto teve investimento de R$ 1,3 milhão para o desenvolvimento do negócio, buscando atender a demanda crescente pelo mobile commerce em duas frentes: lojistas e consumidores.

A expectativa é faturar R$ 7 milhões até 2015 e atingir os principais segmentos do varejo, como moda, calçados, artigos esportivos, jóias, artigos de design e decoração, presentes finos, agências de turismo entre outros.