Marcos Lacerda. Foto: Intel.

A Qualcomm anunciou a contratação de um grupo de quatro executivos para fortalecer suas operações no Brasil, sediadas em São Paulo. Dois deles vem da concorrente Intel.

Marcos Lacerda assume como vice-presidente de vendas para a América Latina, vindo de um período de sete anos e meio na Intel, onde era diretor de vendas para o Brasil. O executivo tem passagem ainda por Hitachi Data Systems e EMC.

Carlos Kokron, que atuará como Diretor Executivo da Qualcomm Ventures para América Latina, era diretor de Desenvolvimento de Negócios com Operadoras para a América Latina da Intel.

Fecham o time Mario Calcagnini, ex-diretor Geral da RIM Brasil, contratado como diretor Sênior de Desenvolvimento de Mercado na América Latina, e Dário Dal Piaz, novo diretor de Desenvolvimento de Negócios para o Ecossistema na América Latina, vindo da área de desenvolvimento de mercado da Acision.

Piaz foi também presidente do Yankee Group na América Latina e do IDG no Brasil.

As contratações acontecem em um momento aquecido para os negócios da Qualcomm no país, onde recentemente foi anunciada uma parceria com a Digibras – dona da marca CCE – para a produção de smartphones e tablets de baixo custo no Brasil com processadores da marca norte-americana.

Os primeiros modelos com a plataforma devem chegar aos consumidores no segundo semestre.

A parceria surgiu um mês depois de a Qualcomm anunciar em Brasília o plano de criação de um centro de pesquisa no Brasil.