Mercado de ERP se move lentamente. Foto: Pixabay.

A SAP fez um avanço com sua oferta de sistemas de gestão para empresas de pequeno e médio porte no Brasil entre 2015 e 2016.

De acordo com o estudo anual sobre o mercado de TI feito pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV), a empresa passou de 25% para 27% na faixa de médias, com entre 170 a 700 teclados, e ganhou um ponto na faixa de até 170, chegando a 12%.

Nessa segunda faixa, a empresa vem somando um ponto percentual por ano nas últimas três edições da pesquisa da FGV, uma das referências do mercado de TI nacional.

Os ganhos da SAP se deram ao mesmo tempo que a Totvs perdeu participação, mas a companhia segue sendo a líder com folga em ambos segmentos.

Na faixa de 170 a 700, a Totvs tem 36% (uma queda de quatro pontos frente aos 40% da última pesquisa). A Oracle segue com os mesmos 16% e o segmento “outros” ganhou um ponto percentual, indo para 17% (essa fatia mostra a fragmentação do mercado, tendo ganho dois pontos na pesquisa anterior).

Na faixa das empresas abaixo de 170, a Totvs perdeu um ponto percentual, ficando em 50%. A Oracle ganhou um ponto, indo para 10% e a faixa de outros perdeu dois, ficando em 25%.

Na faixa das grandes empresas, com mais de 700 usuários, situação permanece quase inalterada.

A SAP mantém a liderança, com 51%. A Totvs ganhou dois pontos, passando para 22%, a Oracle perdeu dois, caindo para 19%.