Companhia alemã administra os aeroportos de Porto Alegre e Fortaleza. Foto: divulgação.

A Fraport Brasil, administradora alemã dos aeroportos de Porto Alegre e Fortaleza, implementou a solução da Senior, empresa de sistemas de gestão, na sua área de recursos humanos.

Chamada internamente de Portal do RH, a solução permite que os colaboradores da Fraport tenham acesso on-line aos seus documentos trabalhistas, como demonstrativos de pagamento, solicitação e recibos de férias, além da gestão do cartão ponto.

De forma autônoma, os funcionários da empresa podem fazer a manutenção de seus dados pessoais, dar e receber feedbacks aos colegas e superiores.

O sistema também serve para a gestão de recrutamento, agilizando a divulgação das vagas e a seleção de novos funcionários.

Segundo a companhia, o processo de transição para o novo sistema fez o RH passar de uma atuação predominantemente operacional, com processos manuais e a utilização de papel, para modelos mais estratégicos de gestão de pessoas.

Ainda de acordo com a empresa, a digitalização facilitou o cálculo da folha de pagamento e o atendimento das obrigações legais, simplificando o processo de recolhimento de impostos e as exigências do e-Social.

A Fraport AG atua em 31 aeroportos, incluindo o de Frankfurt, o maior da Alemanha, com mais de 60 milhões de passageiros por ano, e um dos centros mais importantes do sistema de transporte aéreo internacional.

No início de 2018, a Fraport Brasil iniciou suas concessões para gerenciar e desenvolver os aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre por 30 e 25 anos, respectivamente.

Criada em 1988, a Senior possui mais de 1,7 mil colaboradores, distribuídos em mais de 20 operações próprias, cerca de 200 consultores e mais de 100 canais de distribuição no país.

Com mais de 10 mil clientes, passam pelo sistema da Senior cerca de 6 milhões de folhas de pagamento.