Instituição responde em no máximo 24 horas. Foto: Wanderlei Oliveira.

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre conta com um aplicativo em sua página no Facebook para o agendamento de exames e consultas por convênios e particulares. 

Para isso, o paciente precisa responder um questionário com seus dados e escolher a data e o turno desejado. Então a equipe da central de agendamento verifica a disponibilidade e retorna ao paciente com as informações da consulta. 

O prazo máximo de resposta da instituição é de 24 horas. 

“Nosso objetivo foi aperfeiçoar o relacionamento com as partes interessadas, ou seja: facilitar o acesso dos nossos clientes e pacientes, para que eles tenham uma maior satisfação com nossos serviços”, informou Cristina Cafruni Macedo, gerente de Marketing do complexo hospitalar. 

A partir de uma pesquisa de mercado, a equipe encontrou soluções para reduzir a espera no atendimento telefônico.

“Desenvolvemos primeiro o agendamento de consultas e exames via site, como tivemos ótimos resultados e grande demanda pensamos em estreitar ainda mais nossas formas de agendamentos e assim surgiu a ideia do Facebook”, complementou Samara Marques, líder da Central de Agendamentos e Telefonia.

A Santa Casa de Porto Alegre tem sete hospitais, que somam 1.042 leitos. No local, foram realizadas mais de 736 mil consultas e 4 milhões de exames em 2012. No mesmo ano, investiu R$ 9,5 milhões em tecnologia da informação

No Brasil, os hospitais Albert Einstein e Edmundo Vasconcelos, de São Paulo, também têm esse recurso, o primeiro para exames e o segundo para consultas.