Vicente Goetten, diretor-executivo do TOTVS Labs. Foto: Divulgação.
O ano de 2019 será o ano de levar escala para a Carol, plataforma de dados e inteligência artificial da Totvs. Lançada há pouco mais de um ano, a tecnologia foi reforçada com novos recursos para aumentar sua presença em diferentes segmentos de mercado.
No lançamento da Carol, em 2017, os segmentos de varejo e educação foram apontados como os principais alvos da plataforma. Ao longo de 2018, novos projetos deram força para a tecnologia também nas áreas de saúde, agricultura e manufatura.
“Esses mercados apresentaram uma tração interessante e projetos com potencial de escala”, destaca Vicente Goetten, diretor-executivo do Totvs Labs.
Com os novos recursos inseridos na plataforma, a Carol é capaz de apresentar insights e previsibilidade para negócios, além de reconhecer objetos, ações, pessoas e emoções por meio de machine learning e deep learning
As novas evoluções da ferramenta são baseadas em habilidades de previsibilidade, recomendações, computer vision para identificação de pessoas e objetos e experiências conversacionais.
Com a habilidade de recomendação, empresas poderão utilizar a Carol para definir, em tempo real, campanhas e elasticidade de preços de produtos, identificar potenciais novos clientes e receber recomendações inteligentes sobre novos produtos e serviços para os clientes atuais.
Já com a capacidade de previsão, é possível prever os riscos de quebra de estoque, receber recomendações de manutenção para máquinas e acompanhar forecast da performance de vendas da empresa.
A plataforma Carol ganhou, ainda, a capacidade de reconhecer e identificar objetos, ações e pessoas, analisando inclusive seus traços e emoções. A tecnologia computer vision (visão computacional) tem grau de assertividade maior que 99%.
“Um dos principais pontos para a evolução dessa tecnologia é que não é mais necessária a utilização de câmeras de alta resolução, além de toda a possibilidade de armazenamento de dados em nuvem. Com isso, o custo ficou mais acessível. As aplicações para o uso de reconhecimento facial são infinitas para todos os ramos e portes de negócios”, destaca Goetten.