DE ERP PARA ERP

Marisa troca SAP por Oracle

24/01/2014 15:47

Marisa é referência em varejo feminino. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Marisa fechou um contrato com a Oracle para implementação do sistema de gestão Oracle Retail 14 na varejista de moda feminina. O projeto envolve substituição de ferramentas da concorrente SAP.

Estão no pacote adquirido agora diversas soluções integradas do Oracle Retail Merchandise Planning and Optimization, entre as quais Assortment Planning, Merchandise Financial Planning, Item Planning, Demand Forecasting, Size Profile Optimization, Clearance Optimization Engine e Allocation.

A Marisa havia implementado um sistema de gestão da concorrente SAP em 2006, em um projeto considerado um case de sucesso pela multinacional alemã.

Três anos depois, a empresa fez um upgrade com a consultoria do Grupo ASSA para usar SAP ERP Retail 6.0, incluindo o módulo Merchandise and Assortment Planning, orientado a fazer o planejamento do mix de produtos, o que parece ser a mesma coisa que a Oracle se propõe a fazer agora.

A reportagem do Baguete procurou a Oracle para saber se o projeto envolve a troca da tecnologia SAP.

A multinacional americana disse que a Marisa está fazendo uma “substituição parcial de algumas funcionalidades do seu ERP atual e complementação com novas funcionalidades”, sem entrar em maiores detalhes.

Mesmo que seja inicialmente por uma troca parcial, a lógica de longo prazo seria pela concentração em apenas uma ferramenta, visando cortar custos. Com a decisão da Marisa, a Oracle dá o troco para a SAP, que nos últimos tempos tem roubado clientes dos americanos no Brasil.

Em novembro do ano passado, a Gol anunciou uma migração da Oracle para SAP. Em dezembro de 2012, a Tigre fez o mesmo e em 2011 foi a vez da Vale.

Com as migrações, a Oracle perdeu três de seus clientes vitrine no país na área de aviação, manufatura e mineração.

A maior rede de lojas de varejo especializada em vestuário feminino no Brasil, com 410 lojas e faturamento de R$ 2,4 bilhões em 2012, também implementará o Oracle Database, o Oracle WebCenter Portal e o Oracle WebLogic Suite.

“O Oracle Retail tem expertise inigualável no mercado de varejo. As soluções de varejo testadas e aprovadas são vitais para o nosso roadmap e visão”, projeta André Brandalise, gerente de divisão da Marisa.

Veja também

TUDO INTEGRADO
Marisa gere viagens com Benner

A expectativa é economizar mais de 10% nos gastos com viagens de 500 funcionários.

ERP NA NUVEM
NL se lança no SMB de olho no varejo

Ainda em teste, sistema é focado no varejo, especialmente franquias, e integra recursos de frente de caixa.

MOVIMENTO
Infor contrata mais um ex-Oracle

Francisco Lopez, ex-diretor de vendas para contas estratégicas da Oracle, foi para a concorrente.

TECNOSINOS
SAP Labs entra na segunda fase

Com as novas instalações, o número de funcionários subirá para 750 até o final de 2014.

PROBLEMAS
Projeto SAP no BB subiu no telhado?

Banco não dá esclarecimentos sobre quando projeto será entregue.

BIG DATA
SAP: análise de dados de moda

Multi está trabalhando com Adidas e Tommy Hilfiger.

ERP
Fiep adota Dynamics AX da Microsoft

BBKO Consulting e 4Results dividem a implementação.