Senai-SC economiza e integra ambientes com Cisco. Foto: divulgação
O Senai de Santa Catarina virtualizou os desktops de três de suas unidades, localizadas em Florianópolis, Blumenau e Joinville, com o Cisco VXI (Virtualization Experience Infrastructure).
Na primeira fase do projeto, foram virtualizados 325 desktops de uma das unidades. Em seguida, outras duas centrais se somaram, totalizando 975 desktops virtualizados até o momento.
A solução adotada é baseada em equipamentos Cisco e NetApp e software VMWare, integradas pelo parceiro catarinense Teltec Networks.
O trabalho envolveu a aquisição de servidores Cisco UCS C-Series C250, storage NetApp FAS2240, switches Power over Ethernet Cisco Catalyst 2960, Zero Clients Cisco VXC 2211 e o software de virtualização VMWare View Premier Bundle.
Conforme Cláudio Farias Selau, analista de Redes do Senai-SC, antes os computadores usavam configurações distintas, o que exigia uma grande quantidade de versões de sistemas operacionais.
Hoje, estão padronizados, o que facilita a rodagem de aplicações.
Além disso, o consumo de energia elétrica, tanto na alimentação dos equipamentos de TI como na refrigeração dos ambientes, caiu em cerca de 70%.
A falta de mobilidade também era um problema para o Senai-SC, já que aplicações com maiores pré-requisitos de hardware e quantidades limitadas de licenças só poderiam ser manuseadas em laboratórios específicos.
Com o Cisco VXI o problema foi solucionado.
A solução é aberta e integra tecnologias de todas as arquiteturas de rede da Cisco, desde colaboração, passando por Borderless Networks até data center.
“Em menos de um ano de operação, o ambiente virtualizado reduziu tempos de parada dos equipamentos, a reposição e redistribuição dos mesmos foi facilitada e o tempo de espera para a instalação de aplicações também foi reduzido. Hoje, estão disponíveis em um dia”, afirma Selau.