Clientes da TIM em loja da operadora. Foto: Rodrigo Fanti / Divulgação
A TIM foi condenada a pagar uma multa de R$ 50 milhões devido à má qualidade do serviço oferecido por uma promoção lançada em 2009.
Pelo plano Infinity, os consumidores pagariam apenas o primeiro minuto de uma ligação para outro celular da TIM.
A decisão da Justiça do Distrito Federal afirma que a operadora promoveu a “derrubada” de chamadas da promoção Infinity por meio de sistema de interrupção automática.
Assim, os clientes precisavam fazer uma nova ligação, pagando novamente o minuto inicial.
Segundo a Anatel, a promoção acabou por sobrecarregar o sistema, o que tornou o desligamento do Plano Infinity quatro vezes maior que o de outros da mesma operadora.
A ação de 2013, promovida pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), argumentou que a operadora não estava prestando serviços com a devida boa fé, uma vez que a interrupção intencional de chamadas promocionais tinha o objetivo de gerar cobrança de nova ligação.