O TJDFT adotou a solução de Data Discovery da Qlik. Foto: Divulgação.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) adotou a solução de Data Discovery da Qlik com focom em sustentabilidade. A aplicação do BI em rotinas de impressão permitiu que, em três meses, a entidade reduzisse em 35% o consumo de papel.

O órgão utilizava a ferramenta de análise de dados desde junho de 2014 para o setor de RH. Porém, ao receber do Conselho Nacional de Justiça as recomendações de sustentabilidade para órgãos públicos, decidiu expandir a ferramenta para controlar o investimento de ativos como água, energia, combustível e impressão.

“Nós automatizamos a coleta de dados sobre impressões do tribunal para o QlikView diretamente das impressoras e o software gera, para cada gestor, um relatório digital com os detalhes a respeito de quanto cada equipamento gasta e quem mais o utiliza”, comenta Celso Neto, secretário-geral do TJDFT.

A média de 3,4 milhões de folhas de sulfite mensais impressas no órgão passou para 2,2 milhões em três meses”, relaia.

A intenção, agora, é ampliar esta ação para outros itens, principalmente os que têm impacto direto no meio ambiente, como combustível, água e energia elétrica.

O TJDFT já utiliza o BI para a gestão de processos judiciais físicos e eletrônicos e vai continuar ampliando seu uso na área administrativa.

“O objetivo é sermos cada vez mais transparentes em todas as áreas do Tribunal”, completa.

A Qlik está presente no Brasil há quase 10 anos, e tem 100% das vendas feitas por meio de três distribuidores: as paulistas Nórdica e Inteligência de Negócios e a catarinense Toccatto.

Cada uma delas tem debaixo do seu guarda chuva dezenas de canais. Segundo o último levantamento realizado pelo Baguete, em agosto do ano passado, a Inteligência tem cerca de 400 clientes, a Nórdica 350 e a Toccato, 600.

Fundada nos anos 90 na Suécia, a Qlik abriu capital em 2010 nos Estados Unidos e é um player consolidado, com faturamento de US$ 556,8 milhões em 2014, uma alta de 14% frente ao ano anterior.