CLOUD

Dimension Data: novo data center em SP

23/06/2014 13:22

Dimension Data inaugura nesta segunda-feira, 23, sua nova Plataforma de Nuvem Gerenciada.

Dimension Data tem 11 MCPs no mundo. Foto: flickr.com/incredibleguy.

Tamanho da fonte: -A+A

A Dimension Data, multinacional sul-africana, inaugura nesta segunda-feira, 23, sua nova Plataforma de Nuvem Gerenciada (Managed Cloud Platform – MCP em inglês), seu centro de dados para entrega de serviços virtualizados baseado no estado de São Paulo. 

Com isso, a empresa eleva para 11 o número de MCPs implantados em todo o mundo.

A unidade MCP de São Paulo fornecerá à América Latina (LATAM) e às organizações multinacionais acesso seguro e facilitado às ofertas de serviços virtualizados com controles empresariais para acelerar suas estratégias de cloud computing.

O MCP da Dimension Data oferece aos clientes uma opção global de data center de nuvem, que permite implantar servidores e storage de dados. 

Usando uma interface baseada na web ou API, os clientes podem escolher o destino de São Paulo; provisionar e configurar redes locais virtuais (VLANS) e firewalls; e informar sobre administração e uso.

Todos os MCPs da Dimension Data possuem 99,99% de disponibilidade em Acordos de Nível de Serviço (Service Level Agreements - SLAs em inglês), assim como suporte no modelo 24/7 e recursos de gerenciamento integrados. 

Além disso, o novo MCP foi construído sob a arquitetura Cisco, EMC e VMWare para oferecer múltiplas camadas de segurança e controles administrativos para os usários.

Segundo Steve Nola, CEO da Unidade de IT-as-a-Service (ITaaS) da Dimension Data, para os CIOs das empresas, a localização de seus data centers de nuvem é importante, especialmente para as companhias latino-americanas que estão iniciando sua jornada em direção ao cloud computing. 

“Com aproximadamente 20 milhões de pessoas na área metropolitana de São Paulo e outras 12 milhões no estado vizinho do Rio de Janeiro, esta localidade não é só importante para a Dimension Data e na região, mas oferece outra opção de centro de dados virtualizado para as companhias fora desta área que estão à procura de backup redundante offsite, storage e outras soluções”, comenta Nola.

De acordo com Augusto Panachão, business developer manager e responsável pela unidade de Cloud Computing da Dimension Data Brasil, o modelo de entrega de softwares mudou e a nuvem veio para ficar, inclusive no Brasil. 

“As empresas nacionais, independentemente do tamanho e do setor de atuação, estão de olho nas facilidades e comodidades oferecidas pela entrega de serviços e softwares virtualizados para agilizarem o crescimento dos negócios e aumentarem o retorno sobre investimento (ROI) de seus ativos de TI”, explica.

No mês passado, a Dimension Data anunciou a construção de outros dois MCPs localizados no Canadá e na Nova Zelândia. Estes novos lançamentos são esperados ainda para este ano, trazendo para 13 o número total de MCPs implantados pelo mundo.

Em maio, a empresa afirmou que quer quadruplicar o tamanho do seu negócio de data center para US$ 4 bilhões nos próximos cinco anos.

Em nota, a Dimension Data afirmou que o plano inclui crescimento orgânico e por meio de aquisições.

Veja também

NA NUVEM
Dimension Data terá data center no Brasil

Com novos serviços de SaaS e IaaS, a expectativa da companhia é atingir um crescimento de 40% no próximo ano fiscal.

CERTIFICAÇÃO
Data center da Sonda IT é ISO 20.000

Certificação aponta redução de riscos e demonstração da qualidade dos serviços.

EXPANSÃO
Ascenty estrutura programa de canais

Projeto pretende firmar entre 20 e 30 parcerias e ampliar de 20% a 25% o faturamento da empresa.

NUVEM
Dimension Data: 4x mais data centers

O plano inclui crescimento orgânico e por meio de aquisições.

BYOD
Dimension Data oferta EMaaS

A oferta de EMaaS é um serviço integrado de gestão da mobilidade corporativa.