Funcionário home office levou uma surpresa.

A DB1, empresa de desenvolvimento sediada em Maringá, no Paraná, iniciou um programa interno para aumentar a integração dos profissionais da empresa que trabalham em modo home office.

A empresa criou um “kit home office”, incluindo as habituais orientações sobre responsabilidades frente a empresa, cumprimento de metas, ergonomia e segurança de dados, mas também um toque pessoal, com um elementos para decoração do escritório doméstico com a identidade visual da DB1.

A iniciativa foi lançada internamente por meio de um projeto chamado DB1 at Home Office. Inspirado no popular quadro "Lar Doce Lar", do programa "Caldeirão do Huck", a empresa escolheu o escritório de um dos colaboradores que trabalham de casa para ganhar uma cara nova (um vídeo está disponível no YouTube).

O escolhido foi Nilson Soares Ruas Junior, desenvolvedor de software que trabalha há um ano e sete meses anos em home office em Ivaiporã, uma cidade de 31 mil habitantes distante 128 quilômetros de Maringá.

"Fazer tudo sem que o Nilson e sua família soubessem e ver a reação deles foi emocionante, valeu cada minuto", afirma Ana Maria Garcia, coordenadora de Marketing da DB1.

Representantes da DB1 instalaram um quadro de metal para gestão à vista com ímãs personalizados, prateleiras para acomodar objetos de trabalho, adesivos de parede temáticos e uma placa de porta, além de deixar uma série de artigos da empresa.

Atualmente 18 dos 300 funcionários da DB1 trabalham em esquema de home office. A meta é chegar a 10% do número total de funcionários nesta modalidade até junho deste ano e ampliar ainda mais até o início de 2019.

A DB1 fechou 2017 com um faturamento de R$ 24 milhões, um aumento de 28% frente aos resultados do ano anterior.

A companhia é uma da dezena de empresas no país a ser certificada MPS.BR no nível A de maturidade, o mais alto do sistema de qualidade de software brasileiro, e tem também o selo CMMI nível 3.

Entre os clientes da DB1 estão nomes como Cooperativa Agrária, Aldo, Cocamar e Banco BMG.