Daniel Misturini

A Santa Clara, cooperativa de laticínios sediada em Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha, migrou seus servidores para 120 máquinas virtuais rodando em appliances da Nutanix, em um projeto com apoio da integradora TechChannel.

Foram adquiridos seis nós da linha NX-6000, sendo metade deles no data center primário e a outra metade no data center secundário

“Inicialmente estávamos buscando uma solução tradicional de rede de área de armazenamento mas a TechChannel apresentou a solução Nutanix e decidimos que não faríamos investimento em soluções tradicionais”, aponta Daniel Misturini, gerente TI da Santa Clara.

Ao reunir em um mesmo appliance o armazenamento e o processamento, a Nutanix conseguiu simplificar a infraestrutura de TI e aumentar a produtividade da Santa Clara, aponta Misturini. São 60 CNPJs de indústrias e varejo atendidas.

O processo de migração foi realizado em etapas. Primeiro foi feita a migração de máquinas virtuais de homologação e em seguida as máquinas virtuais do ambiente de produção. Em duas semanas, todo o processo havia sido concluído.

“A migração foi muito rápida e tranquila. Não migramos tudo de uma vez por cautela, mas poderíamos ter feito. Por trabalharmos no atendimento da indústria e varejo com produtos perecíveis, o nosso tempo é curto e o volume de dados é muito alto”, pontua Misturini.

O gerente de TI destaca a simplicidade na instalação e na atualização de software, redução de consumo de energia e aumento na capacidade de processamento e armazenamento.

“A solução Nutanix suporta nativamente disaster recovery e backup em nível de máquinas virtuais, dispensando a aquisição de outras soluções de replicação”, explicou Misturini.

A Santa Clara reúne mais de 5 mil associados e mais de 1,9 mil funcionários e bateu na casa do R$ 1 bilhão de faturamento em 2015. São mais de 300 produtos diferentes, incluídos laticínios, frigorífico, doces e sucos.