Publicações da Abril. Foto: divulgação/Abril.

A Abril, um dos maiores grupos de comunicação do país, vai implementar uma série de tecnologias da SAP com consultoria da Tivit.

O projeto inclui o sistema de gestão da companhia, na sua vertical de indústria da área de mídia e entretenimento, além da plataforma de e-commerce Hybris e do software de gestão de relacionamento com clientes SAP CRM.

De acordo com nota da Tivit, é um projeto “inédito no país” pela abrangência, o que tem toda a cara de ser verdade. A empresa vai entregar as licenças, implementação, customização, sustentação e operação da solução, incluindo infraestrutura de computação em nuvem.

O projeto abrange as quase 30 publicações da editora, com suporte aos mais de 4,5  milhões de assinantes e visão geral do cadastro de mais de 12 milhões de clientes.

Em sua página, a SAP lista apenas dois cases na vertical de mídia: a Azul Linhas Aéreas, usuária da solução SAP Social Media Analytics, e a editora especializada na área jurídica Fórum, que é usuária do software de gestão para pequenas e médias empresas Business One.

“É uma grande oportunidade de desenvolver um projeto de referência, pois estamos implantando um novo modelo de operação no segmento, com soluções que vão alavancar os nossos negócios”, afirma Adailton Granado, diretor de Operações e processamento Assinaturas da Abril.

Provavelmente, o projeto da Abril está entre os maiores dos cerca de 600 clientes mundiais da vertical de Mídia da SAP.

O Grupo Abril, que compreende as operações da Abril Mídia, de distribuição e de gráfica, teve uma receita de R$ 2,8 bilhões em 2014, uma alta de 4,5% frente aos resultados do ano anterior.

A empresa está em reformulação. Um dos momentos mais chamativos nesse sentido foi a decisão, no final do ano passado, de parar de publicar a revista Playboy, um dos seus títulos mais tradicionais.

Alguns meses antes, a empresa anunciou o repasse de sete títulos à Editora Caras (por valor não revelado) e um corte de 120 empregos, ou 2% de seu quadro de cerca de 6 mil funcionários.

Assim como outros grupos de comunicação, a Abril vem se esforçando para adotar um modelo de negócios com maior ênfase no digital.

Na semana passada, foi lançada a GoBox, uma plataforma de clube de assinaturas de produtos, que surge com investimento de R$ 20 milhões. 

A expectativa é que a nova unidade de negócios alcance cerca de 200 mil assinaturas e fature R$ 250 milhões em três anos.

Desde 2012, a Tivit possui um Centro de Excelência em SAP com mais de 600 profissionais. Nos últimos 10 anos, a empresa entregou  34 projetos com tecnologia da multinacional alemã e hoje suporta 165 mil usuários do sistema.