Fortunati e comitiva em visita à Splunk HD. Foto: divulgação.

A primeira parada da missão de inovação e tecnologia organizada pelo projeto CITE (Comunidade, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo), a São Francisco, EUA, inspirou um novo modelo a ser seguido por Porto Alegre.

A missão é formada pelo prefeito José Fortunati,  o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC-RS, Jorge Audy, a professora da UFRGS e presidente da Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicas, Ingrid Porto, além de empresários, cientistas, acadêmicos, jornalistas e outras autoridades porto-alegrenses.

Segundo Fortunati, o São Francisco City, movimento que surgiu há alguns anos e que hoje reúne cerca de 300 lideranças articuladas, é um dos mais instigantes para a missão da capital gaúcha

Ao Jornal do Comércio, Fortunati afirmou que Porto Alegre tem adotado uma série de políticas públicas voltadas para essa área, como o Centro Integrado de Comando e o prêmio mundial IBM Smarter Cities, recebido no início do ano.

“Estamos aqui para pensar a cidade de uma forma diferenciada e investir em tecnologias que permitam que a criatividade dos nossos jovens empreendedores possa se consolidar”, declarou à jornalista Patrícia Knebel.

Em São Francisco, a comitiva participou de uma série de reuniões com diversas empresas norte-americanas da área de inovação, ciência e tecnologia, começando pela Splunk HQ, que desenvolve plataformas de coleta, indexação e gerenciamento de dados, com foco no setor público.

Com isso, a integração de sistemas e o alto fluxo de dados que este tipo de solução acarreta, o Big Data,  virou a pauta da missão.

Conforme Fortunati, uma possível parceria para o desenvolvimento de um projeto de big data para Porto Alegre, não apenas com a  Splunk, mas com outras companhias do Vale do Silício, está em avaliação.

O roteiro da missão, que vai até terça-feira, 28, inclui reuniões com representantes de organizações como San Francisco Park, Jay Primu, Stella&Dot, Singularity University, Linkedin, Google, Laboratório de Pesquisas da IBM e outros.
 
O plano da visita aos Estados Unidos também envolve a proposição de uma parceria de intercâmbio cultural e de estudantes com São Francisco, que será discutido em uma reunião com o prefeito da cidade californiana, Edwin Lee.

“Sem dúvida, as relações que estamos estabelecendo constituem uma oportunidade ímpar para a nossa cidade. Precisamos investir cada vez mais na tecnologia, na inovação e na criatividade. Apostamos muito nessa missão”, afirmou.

MISSÃO
A missão também reúne nomes como Thales Stucky, presidente do  Instituto de Estudos Tributários e o cardiologista Ricardo Stein do  Hospital de Clínicas de Porto Alegre, e o deputado federal Nelson Proença (PPS-RS), ex-secretário da Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais do Rio Grande do Sul, na administração da governadora Yeda Crusius.

Completam o grupo jovens empreendedores como Giovanni Nervo, CEO da Soltis Sistemas; Mara Abel professora da UFRGS e co-fundadora da Endeeper; Arthur Felizzola, Head of Innovation na empresa agência de propaganda Bonaparte (filho do empresário Ricardo Felizzola); Pedro Axelrud, diretor deo perações da Panop.it e Felipe Benites Cabral sócio da Softa; e André Volkmer, diretor de operações no Brasil da Object Edge.