Márcio Eduardo, Head of Sales de serviços Dev&Ops na Ilegra.

A Ilegra, companhia de Porto Alegre especializada em projetos com tecnologia AWS e Google, acaba de fechar um acordo com a GitHub para implementar projetos com a versão corporativa do repositório de projetos de programação.

A companhia é a quinta parceria do GitHub no país e deve aumentar a cobertura na região Sul do país. CI&T, RSI Infra, Sempre IT e Better Now também representam a empresa no país e ficam sediadas no estado de São Paulo.

“Desenvolvemos códigos utilizando GitHub Enterprise em nossos projetos, desde quando a plataforma corporativa se tornou disponível. Isso faz com que nossa parceria seja bastante natural para nós, algo que praticamos e que realmente acreditamos”, explica Márcio Eduardo, Head of Sales de serviços Dev&Ops na Ilegra.     

O GitHub está em alta: em junho do ano passado a Microsoft pagou US$ 7,5 bilhões pela empresa.

O GitHub é uma versão online do Git, um software de controle de versões de software para trabalho em equipes criado pelo em 2005 pelo próprio Linus Torvalds para controlar o desenvolvimento do kernel do Linux.

O serviço entrou no ar em 2008 e se tornou um sucesso entre desenvolvedores, que usam a versão free do site para compartilhar código, divulgar seu trabalho e interagir com outros profissionais. 

O que a Ilegra e os demais parceiros no país vendem é a versão corporativa, com funcionalidades adicionais segurança, governança, além de controles de versão, colaboração, gerenciamento de projetos, controles de workflows e a possibilidade de instalação on premise.  

Empresas como Walmart, Capital One e Airbnb usam a versão lá paga. Já a presença no mercado no Brasil ainda é incipiente. 

A Github contratou em setembro do ano passado o executivo Julio Viana para o cargo de country manager no país, abrindo as operações diretas por aqui. Viana passou pelas áreas de vendas da BMC, Accenture, Oracle, HP e Promon Logicalis.

A Ilegra tem uma base respeitável de clientes corporativos, incluindo nomes como Bradesco, Cielo, Sapore, Agibank e Embraco, empresas que tem times de desenvolvimento grandes e podem ser clientes de uma ferramenta como o GitHub.

“Existe muito potencial para crescer. O Github é hoje uma ferramenta fundamental para uma nova geração de profissionais de desenvolvimento, o que oferece inúmeras vantagens para as empresas que usem a versão paga”, resume Viana.