Hilab, laboratório portátil da empresa. Foto: divulgação.

A Hi Technologies, startup especializada em soluções tecnológicas para a área médica, anunciou que disponibilizará, no dia 15 de abril, um teste que faz o diagnóstico de Covid-19 em 15 minutos.

Em comunicado, a empresa informou que está em produção em escala e que, neste momento, todos os 130 colaboradores estão focados em produzir e entregar testes.

No primeiro momento, o exame será disponibilizado para o estado de São Paulo, onde há o maior número de casos da doença, e também para Curitiba, onde fica a sede da empresa. 

Na segunda quinzena de abril, a produção deve ser normalizada para todo Brasil.

Os exames serão realizados nas redes de farmácias onde o Hilab, laboratório portátil da empresa, já está disponível. 

Para aumentar a cobertura, a startup está buscando outras alternativas com o poder público, planos de saúde, hospitais e laboratórios.

“Estamos utilizando 200% da nossa força de trabalho para garantir o teste mais rápido, com maior qualidade, pelo menor preço possível e para o maior número de pessoas possíveis”, afirmou a empresa no comunicado.

Fundada em 2004 na Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec), a Hi Technologies começou com um sistema de telemedicina e depois passou a produzir oxímetros, aparelhos para monitoramento de partos, sistemas de laudos de eletrocardiogramas e detectores de apneia do sono.

Em 2016, a Positivo comprou 50% da companhia e, em 2017, a empresa lançou o Hilab, laboratório portátil conectado à internet capaz de detectar doenças infecto-contagiosas instantaneamente por meio de exames de sangue pouco invasivos.

Hoje as soluções da Hi Technologies são usadas por mais de 110 hospitais, em 22 estados brasileiros, além de consultórios e instituições em cinco países.