A Unicred Central Norte e Nordeste implementou o mobile banking da Totvs. Foto: Divulgação.

A Unicred Central Norte e Nordeste implementou o mobile banking da Totvs. A cooperativa de crédito que administra cerca de R$ 3,7 bilhões de ativos totais já utilizava outras ferramentas da companhia, como o back office e o internet banking.

Acompanhando as mudanças de comportamento da população e o movimento de outras instituições bancárias, a cooperativa implementou o mobile banking no final de 2014. 

“Desde a liberação do aplicativo para os associados, vemos um crescimento constante de downloads e transações financeiras. Já são mais de 11,4 mil instalações por meio da Apple Store e mais de 10,2 mil pela Play Store”, informa Wilson Moraes, diretor-presidente da Unicred Central Norte e Nordeste.

O executivo ressalta ainda o benefício conferido pela câmera do smartphone que, integrada ao aplicativo, permite a leitura do código de barras de contas e boletos bancários, eliminando, assim, a digitação dos números pelos usuários. 

A integração confere uma experiência mais agradável aos associados ao preencher, em poucos segundos, todos os campos de pagamento, sendo necessário, digitar apenas a senha.

A Unicred Central N/NE conta com mais de 26 unidades, além da sede, em Cabedelo, na Paraíba. A rede tem mais de 100 pontos de atendimento distribuídos em toda a região Nordeste e em alguns estados no Norte. 

No entanto, alguns dos 100 mil associados residem em municípios que não possuem agência, encontrando no internet banking e no mobile banking flexibilidade para realizar suas transações e consultas sem precisar se deslocar até um ponto de atendimento. 

Para David Terra, diretor do segmento de Financial Services da Totvs, a integração entre as soluções de internet banking e mobile banking é fundamental para fortalecer o serviço oferecido pelas empresas aos seus clientes e associados. 

A Unicred Central N/NE, fundada em 1993, possui 26 cooperativas filiadas, localizadas do sul da Bahia ao estado do Pará, formando o Sistema Regional Norte Nordeste, que atende à aproximadamente 100 mil cooperados, administra R$ 2,7 bilhões de ativos totais e gera 1.300 empregos diretos na região.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), mais da metade (52%) das transações bancárias feitas no Brasil em 2014 foram realizadas via internet e mobile banking.

Além disso, atualmente 47% das contas ativas no país (51 milhões) realizam transações utilizando internet banking, enquanto 24% (25 milhões) também utilizam smartphones.