Marcos Maierhofer, Luiz Rossi, Luís Mercado e Alan Santos.

Um grupo de pesquisadores da área de inteligência artificial e processamento de linguagem natural da UFRGS criou o Experter, um software na nuvem para ensino de inglês que permite personalizar conteúdo de acordo com as características de cada aluno.

O produto ainda está em fase inicial, mas no seu primeiro ano de mercado já acumula 1 mil alunos espalhados por quatro clientes, com presença em 12 estados.

O Experter quer levar as técnicas de gamificação e personalização de conteúdo presentes em aplicativos populares para consumidor final como o Duolingo para pequenas e médias escolas.

“O conteúdo e a interface do sistema são todos de acordo com o que os alunos veem em sala de aula e é um sistema fortemente customizável para cada escola ou franquia”, aponta Luiz Rossi, um dos diretores da Cognitiva Brasil, empresa por trás do software.

De acordo com Rossi, a versatilidade da ferramenta é grande e a sua modificação para o ensino de outras línguas seria “mínima”. Outro potencial mercado alvo seria o de escolas preparatórias para concursos.