Audi levará realidade virtual às concessionárias. Foto: divulgação.

A Audi anunciou o início de uma nova tecnologia em suas concessionárias, oferecendo aos clientes a possibilidade de configurar seu modelo de automóvel com o uso de dispositivos de realidade virtual.

A novidade, desenvolvida internamente pela própria montadora alemã, exibe toda o portfólio de modelos da marca, incluindo as combinações possíveis de equipamentos.

Conforme destaca a empresa, a marca se tornou a primeira fabricante de automóveis a desenvolver uma solução de software dedicada para dispositivos de realidade virtual para vendas no varejo.

A inovação foi apresentada pela empresa esta semana durante o Salão Internacional do Automóvel da América do Norte, em Detroit. Para Luca de Meo, membro do conselho administrativo para vendas e marketing da Audi, a tecnologia chega para para melhorar a conveniência e prover serviços de consultoria melhores.

"Com a experiência de realidade virtual da Audi, estamos demonstrando mais uma vez o papel pioneiro da marca nessa área", comemora o executivo.

A tecnologia usa um equipamento composto de um equipamento que faz as renderizações. O usuário pode visualizar o veículo desejado em três dimensões, através do uso de um head-mounted display (HMD) semelhante ao Oculus Rift.

Com isso, o comprador pode virtualmente sentar na posição de direção do seu carro dos sonhos configurado individualmente, ou dar uma olhada no porta-malas. Uma câmera rastreia os movimentos da cabeça do usuário e o sistema adapta assim a imagem exibida.

Além disso, com o uso de fones de ouvido é possível ouvir o ronco do motor e outras reproduções sonoras da experiência de uso do veículo, como o som das portas fechando ou do rádio do veículo.

Toda a linha de modelos Audi pode ser acessada, e as opções de customização são: cores, revestimentos de couro e detalhes de acabamento, assim como os sistemas de infotainment.

"A concessionária poderá, assim, demonstrar a diversidade de portfólio da Audi de uma forma bastante conveniente, e prover orientações individuais ao visitante", afirma a marca em nota.

A Audi disponibilizará a nova ferramenta de venda nas primeiras concessionárias até o final deste ano – com foco em particular nos mercados de crescimento mais dinâmico, embora não tenha dado mais detalhes se algum concessionária brasileira receberá o produto.

A iniciativa faz parte do Audi City, programa de criações de lojas físicas da Audi sem a presença de veículos reais, exibindo automóveis da marca em enormes telas digitais de alta resolução em uma escala natural.

"Ocupando pouco espaço e com serviços diferenciados, a Audi City complementa as redes de concessionárias da marca em importantes pontos centrais nas principais cidades do mundo", afirma a multinacional.

Atualmente, o programa tem lojas em Londres, Pequim e Berlim, com uma loja prevista para Moscou em breve. A empresa planeja realizar a digitalização de cerca de 200 outros locais do mundo todo este ano.