NUVEM

Grupo Sazi adota Microsoft 365

22/11/2021 12:32

A empresa adquiriu mais de 200 licenças da plataforma com a SOU.cloud.

Fábio Junges, CEO da SOU.cloud. Foto: Ana Gomes/divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

O grupo Sazi, tradicional indústria de maquinário calçadista da serra gaúcha, adquiriu mais de 200 licenças do Microsoft 365 com a SOU.cloud, companhia brasileira especializada na marca.

No início, a empresa usava a nuvem somente para os e-mails, mas queria entender melhor as outras ferramentas e buscou um parceiro de serviços com conhecimento e experiência para evoluir com a plataforma.

Com a SOU.cloud, a fabricante de máquinas começou a utilizar outras aplicações, como o Microsoft Teams, que já era utilizado pelo setor de TI mas encontrava resistência nos demais departamentos.

“O Teams se tornou uma ferramenta indispensável. Isso ficou ainda mais visível com a pandemia, pois ajudou muito com a comunicação da equipe, principalmente em home office. Não deixamos de fazer nossas reuniões semanais por causa do distanciamento, cada um participa do notebook, do celular, de onde precisar”, conta Cristiano Menti, líder de equipe de TI do Grupo Sazi.

Outra mudança veio com o Power Automate usado na empresa em conjunto com o SharePoint para automatização de fluxos de trabalho. 

Um exemplo é o programa de boas ideias do Grupo Sazi, no qual qualquer funcionário pode fazer sugestões de melhorias.

Antes, isso ocorria por meio do preenchimento de um formulário em papel. A partir do documento, um coordenador avaliava a viabilidade da ideia. Depois, a sugestão passava para a direção e, finalmente, para o setor de recursos humanos.

Agora, o funcionário acessa o formulário pelo Microsoft Forms, que é enviado automaticamente por e-mail.

O Power Automate aliado ao SharePoint também é utilizado em situações como cadastros no setor de contabilidade e em processos de instruções de trabalho.

Como passo seguinte, o Grupo Sazi pretende evoluir a utilização do SharePoint, que é utilizado somente para listas, e do Yammer para o próximo nível. A ideia é melhorar outras questões, como o armazenamento de arquivos.

O Grupo Sazi, fundado em 1984, está sediado em Farroupilha, no estado do Rio Grande do Sul e possui cerca de 500 funcionários. Seus produtos são comercializados em todos os estados brasileiros e exportados para diversos países.

Além da própria Sazi, especializada no mercado de máquinas para calçados e corte a laser, compõem o grupo as empresas Maltec e Vega Maltec, com máquinas para uso em lavanderias industriais.

A SOU.Cloud é resultado da fusão das operações de computação em nuvem da Teevo e da LGTi, duas parceiras tradicionais da Microsoft. A empresa tem 25 funcionários e 1 mil clientes, entre eles Havan, Zilor e Agrodanieli.

A consultoria já obteve a certificação Azure MSP Expert, um selo que só é detido por menos de 100 parceiros da Microsoft em todo mundo, incluindo cerca de uma dezena deles com atuação no Brasil, como a Softline, Claranet e Dedalus, além de grandes multinacionais como Atos, SoftwareOne e Wipro.

Veja também

FATIAS
Pentágono terá 4 fornecedores de nuvem

Microsoft, AWS, Google e Oracle foram convidados para a festa. IBM está fora.

BUY
Americanos compram Poatek

Empresa gaúcha foi fundada em 2015 e tem 160 engenheiros de software.

TROMBONE
CIOs da UE fazem pressão contra Oracle e Microsoft

Entidades enviam carta para o parlamento europeu reclamando de práticas de licenciamento.

NOMES
Tenchi traz ex-Google e Apple

Capitalizada, startup de segurança vem reforçando o time.

FINTECH
Omie compra Linker por R$ 120 milhões

Esta é a quarta e maior aquisição da empresa de software de gestão na nuvem.

BICHOS
Dzodan tem um unicórnio?

Facily capta US$ 250 milhões, mas não abre qual foi avaliação dos fundos.