Valter Wolf é o diretor de Desenvolvimento de Mercado para a América Latina da GSMA.

A GSMA, associação de empresas do ecossistema de mobilidade, acaba de contratar o gaúcho Valter Wolf para assumir a diretoria de Desenvolvimento de Mercado para a América Latina baseado em São Paulo.

Wolf autou como líder de Inteligência de Mercado da Nokia no Brasil, onde estava desde 2007, até abril deste ano.
Antes, o profissional havia trabalhando na Siemens e na Ericsson no Brasil.

“A meta principal é acelerar o lançamento na região de tecnologias como SIM-based NFC (Near Field Communication) e RCS (Rich Communication Suite), que devem decolar no Brasil antes da Copa do Mundo de 2014”, afirma Wolf.

O novo diretor da GSMA é formado em Engenharia Elétrica pela Ufrgs e possui MBA, com foco em marketing, pela Fundação Getúlio Vargas.

Presente em mais de 220 países, a GSMA reúne cerca de 800 operadoras de serviços móveis do mundo, bem como mais de 230 empresas do ecossistema móvel, incluindo fabricantes de aparelhos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de Internet.

NO BRASIL
No Brasil, a GSMA abriu escritório em julho, em Brasília. A operação é liderada por Amadeu Castro Neto,que na última década atuou como CEO da Associação Nacional de Operadoras Celulares (ACEL), representante do Senado no Conselho Consultivo da Anatel e consultor para várias empresas de Telecom.

Anteriormente, Castro Neto também foi superintendente Executivo e de Radiofrequência e Fiscalização da Anatel, diretor do Departamento de Planejamento e Engenharia no Ministério das Comunicações, e chefiou as delegações brasileiras nas Conferências Mundiais de Radiocomunicações da UIT em 1995 e 1997.

Do escritório brasiliense, a GSMA anunciou que focaria em assuntos como o PNBL, impulso da tecnologia NFC, faixas de frequências para serviços móveis, além de difunfir suas iniciativas em áreas como saúde, educação, automotiva e cidades conectadas, entre outras.