Michael Dell durante o Dell World.
A Dell quer ser reposicionar no mercado como um player central no novo ambiente de cloud híbrida, ajudando as empresas a reduzirem custos com seus legados de TI para liberar recursos para os investimentos na chamada transformação digital.
Dito assim em três linhas até parece simples, mas é uma mudança radical para uma empresa que viveu seus dias de glória como uma das líderes do hoje moribundo mercado de PCs e agora está tentando se reinventar.
O último passo nessa jornada foi a compra da EMC, o maior negócio da história do mercado de tecnologia, que foi um dos pontos de destaque do Dell World, evento mundial da companhia que encerrou nesta quinta-feira, 22, em Austin.
“A EMC custou US$ 67 bilhões. Mas ser o mestre o seu próprio destino não tem preço”, brincou um bem humorado no seu keynote, fazendo um trocadilho com as propagandas da Mastercard e o fato de agora ter voltado a ter controle total da companhia que fundou.
Em uma entrevista com jornalistas latino americanos, Dell descreveu a compra da EMC como o “ato 2” de uma estratégia que começou com o fechamento do capital da empresa em 2013, uma medida que abriu as portas para o CEO tomar medidas radicais de reposicionamento sem necessitar dar explicações a acionistas ansiosos a cada trimestre.
No entanto, Dell deu poucas pistas sobre como vai funcionar na prática a integração das duas empresas, que promete ser um desafio e tanto: além de integrar a EMC com a Dell, a empresa precisará definir suas relações com a VMware, VCE, Pivotal, RSA e outras companhias que a EMC administrava em um sistema “federativo” com bastante autonomia para os envolvidos.
“Nós vamos criar uma família de negócios estrategicamente alinhados”, disse Dell durante o seu keynote, dando uma ideia do como deve funcionar o “ecossistema Dell” daqui para frente.
A organização pode significar inclusive trabalhar junto com concorrentes. Os produtos de infraestrutura convergente da VCE, uma companhia controlada pela EMC, seguirão incluindo servidores da Cisco, por exemplo.