Rede é utilizada por cerca de 4,5 mil usuários entre alunos, professores e colaboradores.

Para oferecer acesso à rede wi-fi para cerca de 4,5 mil usuários entre alunos, professores e colaboradores que frequentam o campi Varginha, a Unis – Centro Universitário do Sul de Minas – investiu na implementação de uma infraestrutura de rede com equipamentos da Aerohive Networks.

O projeto registrou queda de 100% no número de reclamações por problemas no acesso.

Iniciada em abril de 2014, a implementação foi finalizada em agosto deste ano. Nesse período, 73 pontos de acesso Aerohive foram instalados em todo o campus da Unis, com o objetivo de atingir uma velocidade média de 2Mb para cada conexão, sendo 30 APs na primeira fase e 43 APs na segunda fase. 

“Para garantir a qualidade da implementação no ambiente fechado, como salas de aula, realizamos um estudo detalhado para uniformizar a distribuição conforme cada planta dos prédios da instituição,” explica Fernando Lobo, diretor de Vendas para América Latina da Aerohive.

O centro universitário contava com uma solução que não atendia às necessidades de desempenho que o elevado número de usuários da rede exigia. 

“Por se tratar de uma solução caseira a rede não suportava o fluxo de acessos”, destaca o analista de TI João Batista Corsini, responsável pelo projeto na Unis. 

Além dos usuários físicos, o projeto contemplou os 1,5 mil alunos do ensino à distância. Os vídeos são produzidos em alta definição (HD) e geram um tráfego de dados muito intenso. 

A solução baseada nos access points Aerohive AP 330 foi implementada pela integradora Inovatecstp, e tem capacidade para atender mais usuários em único local. 

Segundo Fernando Lobo, atualmente a Aerohive conta com mais de 150 clientes no Brasil, representando aproximadamente 60% do faturamento na América Latina. 

Conforme os últimos resultados globais divulgados pela companhia, a receita total para o segundo trimestre de 2014 foi de US$ 37,6 milhões, um aumento de 34% em comparação com os US$ 28 milhões do segundo trimestre de 2013.