Startup Brasil é uma chance e tanto. Foto: Sergey Nivens / Shutterstock
O Programa Start-Up Brasil, que oferece recursos de até R$ 200 mil do governo federal a fundo perdido para empresas nascentes de tecnologia, está com inscrições abertas para as 50 vagas da sua quarta turma de participantes.
Os interessados podem se candidatar até o dia 24 de outubro.
A iniciativa já recebeu mais de 2.200 inscrições e selecionou 131 startups nas turmas 1 e 2, das quais, até o momento, 95 foram efetivamente apoiadas após firmarem contrato com as aceleradoras que operam o programa.
A turma 3, cuja seleção foi anunciada no começo de setembro, está em processo de negociação com as aceleradoras.
“Temos notado um crescente aumento na qualidade dos projetos entre as edições, o que é uma ótima notícia. As startups revitalizam o mercado, mantêm a economia ativa e potencializam um ambiente de inovação e negócios para o país.”, comenta Felipe Matos, COO do Programa Start-Up Brasil.
Para concorrer a uma vaga no programa Start-Up Brasil, as empresas devem ter até quatro anos de constituição e precisam desenvolver software, hardware e serviços de tecnologias da informação ou, ainda, criar novas soluções que busquem utilizar software, hardware e/ou serviços de TI como elementos do seu esforço de inovação.
As inscrições de startups ocorrem via edital e precisam atender a todos os critérios de elegibilidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) para startups nacionais e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para startups internacionais.
Entre as propostas enviadas serão selecionadas cerca de 50 startups, sendo até 25% das vagas oferecidas para startups internacionais, que devem se mudar para o Brasil para receberem o apoio.