Pais recebem informações do colégio. Foto: Pablo Furlanetto.

Em agosto, a rede de colégios Marista e o Colégio Farroupilha anunciaram o lançamento de aplicativos mobile para os pais de alunos das instituições.

No caso da rede Marista, a ferramenta foi batizada de Marista Virtual e teve seu desenvolvimento feito pela Constat Mobile.

O piloto começou no final do ano passado com a funcionalidade de controle de acesso, e hoje o aplicativo está disponível para quatro escolas: Marista Rosário e Marista Champagnat, de Porto Alegre; Marista Pio XII, de Novo Hamburgo; e Marista João Paulo II, de Brasília. 

Segundo José Marçal de Araújo Junior, coordenador de Tecnologia da Informação da Rede Marista, até o final do ano os 18 colégios da rede contarão com a ferramenta.

“Planejamos inicialmente 60 dias de avaliação, mas pelo andamento do projeto vamos conseguir diminuir esse tempo”, relata.

O app, disponível para Android e iOS, tem funções como consulta financeira, visualização do boletim, avisos direcionados, ocorrências pedagógicas, informações institucionais, notícias e atualização de dados.

Para os pais do Marista Rosário, também existe uma notificação que avisa o responsável quando o filho entra ou sai do colégio.

“Essa função foi usada no projeto piloto e tivemos um retorno positivo dos pais. Alguns, inclusive, vinham questionar sobre o horário de entrada do aluno e acabavam descobrindo, por exemplo, que o transporte escolar contratado havia atrasado”, relata Araújo.

O coordenador de TI afirma que a ideia é seguir criando novas funções para o app e que para o próximo ano existem planos para acrescentar ferramentas pedagógicas para os alunos.

O aplicativo do Colégio Farroupilha foi feito com a empresa de software de gestão educacional GVDasa e roda nos sistemas operacionais iOS, Android e Windows Phone.

Inicialmente, a ferramenta entrará em fase de testes com as turmas da 8ª série do ensino fundamental, anos finais e, gradativamente, será implementada nas demais séries e anos.

As funções da ferramenta incluem consulta às avaliações; consulta à frequência escolar; consulta ao extrato financeiro; disponibilização da linha digitável do boleto para pagamento; consulta das salas e dos horários, com possibilidade de enviar lembretes das aulas; consulta aos eventos cadastrados através do Portal do Professor e download de arquivos.