Siga o Sol. Foto: flickr.com/photos/davedehetre

A Stefanini comprou um pacote de tecnologias para organizar o trabalho dos mais de 30 centros de desenvolvimento da companhia, que nos últimos anos abriu operações nos Estados Unidos, Uruguai, África do Sul, China e Filipinas.

Batizada de plataforma Follow The Sun, a metodologia da Stefanini é organizada em três pilares: gestão do ciclo de vida de aplicações,  gestão do portfólio de projetos e serviços de gestão de aplicação (ALM, PPM e AMS, nas três siglas em inglês), funcionando com práticas como CMMI, MPS.br, Agile, ITIL, e Cobit.

Do ponto de vista de ferramentas, foram adquiridos softwares de ALM como IBM Rational Jazz e Microsoft Team Foundation Server, Microsoft Enterprise Project Management e também IBM Tivoli e SAP Solution Manager, na área de AMS.

Ainda é possível integrar com ferramentas de teste do próprio cliente como o HP Quality Center.

“A Stefanini estabelece uma interface junto ao cliente, com modelos que variam do 8x5 até 24x7, criando laços de transparência em relação aos trabalhos planejados e realizados. Oferecemos a gestão do portfólio de projetos, direcionando os gestores nas tomadas de decisões assertivas”, afirma Bráulio Lalau de Carvalho, Vice-presidente de Aplicações da Stefanini.

Segundo Carvalho, antes da implementação da plataforma Follow The Sun, os projetos eram conduzidos seguindo processos descentralizados, mudando de um gestor para outro e dificultando o acompanhamento pelo corpo diretor da empresa.

“Agora é possível ter um controle maior das atividades dos integrantes das equipes, a rastreabilidade entre o código-fonte e os itens de trabalho, facilitando futuras manutenções”, finaliza Carvalho.