Site acendeu a luz vermelha. Foto: flickr.com/photos/mr_t_in_dc/

O portal NFE RS, responsável pelo serviço de emissão de notas fiscais eletrônicas no Rio Grande do Sul, ficou com problemas de conexão durante a tarde desta quarta-feira, 22. O problema já foi solucionado.

Segundo informações de fontes de mercado ouvidas pelo Baguete, a conexão caiu no início da tarde. Os usuários foram encaminhados para os serviços do Sistema de Contingência do Ambiente Nacional (SCAN).

A reportagem do Baguete Diário procurou a assessoria de imprensa da Secretaria da Fazenda, que não deu retorno sobre a situação até o fechamento dessa matéria.

Segundo informações do setor de TI da Secretaria da Fazenda de Rio Grande do Sul obtidas diretamente pelo portal a razão do problema técnico com vem de um interrupção no fluxo do 2º canal de transmissão do portal e não há previsão de volta dos serviços.

Fontes de mercado informaram a reportagem que a Secretaria da Fazenda tem links da Global Crossing e da Oi, sendo que o primeiro caiu nesta quarta, 22.

Em maio, uma queda deixou o serviço fora do ar pela maior parte de um dia.

Hoje, 95 mil companhias emitem notas pelo sistema no Rio Grande do Sul totalizando cerca de 700 mil notas diárias.

O problema de quedas é que elas põem a prova os sistemas de contingência das empresas, que, em muitos, ainda não existem, ou se existem, podem implicar em operações mais lentas ou retrabalho no dia seguinte para voltar ao normal.

“Toda empresa deveria estar preparada para seguir operando mesmo no caso de uma queda”, afirma
Rogério Negruni, diretor comercial da Decision IT, uma empresa de Porto Alegre especializada em software para a área fiscal.