IT One é a 1ª no novo programa da EMC.

A EMC escolheu a IT-One, sediada em Belo Horizonte, para ser a primeira participante do  Programa de Talentos, uma iniciativa pela qual a multinacional vai indicar estudantes participantes dos seus programas acadêmicos para vagas de emprego em parceiros e clientes.

Com o Programa de Talentos, a IT-One poderá fortalecer seu quadro técnico com os profissionais formados nas universidades parceiras da região que atua. A expectativa é receber 30 indicações para seis vagas em aberto.

Os alunos serão recrutados a partir dos cursos e avaliações do programa EMC Academic Alliance, e os contratados, por sua vez, entrarão em um processo de treinamento focado nas necessidades de seu time técnico, de maneira ágil e com a primeira fase completa ainda na faculdade.

A IT-One conta atualmente com mais de 70 colaboradores. A empresa trabalha com tecnologias como Dell, Lenovo, VMware, RedHat, Symantec, Oracle e Cisco. 

A lista de clientes inclui o setor siderúrgico mineiro em peso (Arcelor Mittal, Açominas e Usiminas), as quatro universidades federais de Minas Gerais e empreass como Unimed BH, Localiza e Ricardo Eletro. 

Ao todo a EMC já contratou 16 profissionais treinados em universidades parceiras com o EMC Academic Alliance.  Para este ano, a empresa já possui mais quatro vagas em aberto. 

Somente neste primeiro semestre, foram mais de 1.800 estudantes treinados. Em 2014, o EMC Academic Alliance somou mais de 6.400 alunos treinados, em 190 universidades da América do Sul, sendo 175 somente no Brasil, e mais 15 em países como Colômbia, Argentina, Peru e Chile. O histórico soma mais de 14 mil alunos na região, desde 2011.

Os cursos oferecidos às universidades pelo EMC Academic Alliance são certificados pela empresa e se dividem em quatro categorias, as quais a EMC é líder de mercado, sendo armazenamento, cloud, big data e backup. 

De acordo com a EMC, os cursos são “agnósticos” e os conhecimentos adquiridos podem ser aplicados a qualquer segmento da indústria.

A meta deste ano do EMC Academic Alliance é chegar a 210 universidades, sendo 7500 estudantes treinados e, destes, aproximadamente 750 avaliados.

“As empresas têm grandes desafios para encontrar profissionais que conheçam e saibam trabalhar com storage, cloud e big data. A iniciativa da EMC visa oferecer ao mercado de trabalho pessoas treinadas e com experiência em implantar soluções tecnológicas nas empresas”, afirma Eduardo Lima, gerente de Programas Acadêmicos da EMC.