Ultragaz é uma das empresas do Grupo Ultra. Foto: divulgação.

O Grupo Ultra, dono de marcas como Ipiranga, Extrafarma e Ultragaz, acaba de fazer um go live remoto do sistema de gestão SAP S/4 Hana rodando na nuvem.

De acordo com a Qintess, consultoria da SAP que entregou o projeto, se trata do primeiro do gênero no Brasil. A solução vai atender as áreas da holding da companhia.

 A iniciativa foi liderada pelas áreas de Tecnologia da Informação e Operações, localizadas no novo Centro de Serviços Compartilhados (CSC) do Grupo Ultra, na cidade de Campinas.

O projeto inicia pelas áreas de compras, tributário, contas a pagar e controladoria, e brevemente será ampliado nas demais áreas da Holding do Grupo Ultra. 

“Com SAP S/4 Hana em nuvem e multicliente, a companhia tem acesso à tecnologia de ponta, de forma rápida e segura. Nesta estratégia, o sistema é standard e estará sempre atualizado”, comenta Evandro Godinho, gerente-executivo de Tecnologia da Informação do Grupo Ultra.

A implantação não estava projetada para ser feita a distância, o que se tornou necessário pelas regras de distanciamento social em função da pandemia do coronavírus. 

A Qintess é a empresa resultado da compra da Resource pelo grupo dono da Cimcorp, negócio fechado em junho de 2019.

A Resource fechou 2018 com um faturamento de R$ 470 milhões, um crescimento de 20% em relação a 2017. São mais de 300 clientes, 2,5 mil funcionários e boa penetração entre multinacionais e bancos.

A Cimcorp foi uma companhia com atuação destacada no começo dos anos 2000 e mais discreta ao longo da última década.

De todas formas, a Cimcorp afirmava estar entre os 10 maiores integradores do país e em 2014 comprou os negócios das empresas Damovo, Getronics e Sopho no Brasil, atuando com soluções em network, data center, cloud computing, comunicações unificadas e workspace management. 

A Resource, por outro lado, tem feito uma aposta em transformação digital, com um portfólio que incluindo inteligência artificial com Watson da IBM, robotização de atendimento, tecnologias de IoT no mundo de agricultura e uma prática SAP em alta.