O curso de Jogos Digitais da Feevale recebeu conceito 5 na avaliação do MEC. Foto: Divulgação.

O curso de Jogos Digitais da Universidade Feevale foi classificado com a nota máxima (conceito 5) na Avaliação de Regulação de curso realizada pelo Ministério da Educação (MEC). 

Realizada por uma comissão indicada pelo MEC, a avaliação in loco teve o objetivo de renovar o reconhecimento da graduação. 

Durante o processo, foram feitas reuniões com os avaliadores, entrevistas, visitas às salas de aula, laboratórios e infraestrutura de apoio do curso, além de avaliação do projeto pedagógico, corpo docente e consulta dos livros disponíveis aos acadêmicos.

Esses parâmetros se dividiram em três dimensões: Organização Didático-pedagógica; Corpo Docente e Tutorial; e Infraestrutura. 

“O curso de jogos da Feevale proporciona que o estudante, a cada semestre, desenvolva um novo jogo, acumulando experiências e conhecimentos para se diferenciar no mercado de trabalho. Além disso, o curso possui laboratórios específicos para a produção de jogos 2D e 3D, contando com os equipamentos e softwares mais utilizados pelas empresas e profissionais de mercado”, afirma João Batista Mossmann, coordenador do curso de Jogos Digitais.

Em 2018, o curso completa 10 anos na instituição. Durante esse período, foram desenvolvidos mais de 400 projetos nas suas sete disciplinas de projeto. 

De acordo com levantamento de 2015, também oferece a graduação de jogos digitais na região metropolitana de Porto Alegre, instituições como UFRGS, Unisinos, Uniritter e Faccat. Já PUC-RS e UCS contam com pós-graduações no assunto. 

No estado, UFPel (em Pelotas) e FURG (em Rio Grande) também são universidades que contam com cursos de jogos.

A ADjogosRS (Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul) reúne hoje 25 empresas que atuam neste mercado no estado.