Lineu Andrade, diretor de Tecnologia do Itaú Unibanco.

Lineu Andrade, diretor de Tecnologia do Itaú Unibanco, acaba de assumir também a diretoria do Cubo Coworking. 

O centro de empreendedorismo tecnológico foi criado pelo banco em 2015, em parceria com a Redpoint Eventures, e é voltado para startups. 

Andrade chegou ao cargo de diretor no banco há cerca de três anos, respondendo pela engenharia de sistemas dos principais canais do Itaú – desde internet e mobile, passando pelas agências, call centers e até ATMs. 

No banco desde 1997, o executivo passo por funções como gerente de sistemas, superintendente de câmbio e comércio exterior e superintendente de produtos.

Ao longo do último ano, o Cubo tem se tornado um ambiente de conexão entre startups e empresas tradicionais. 

Em agosto, por exemplo, a Saint-Gobain, focada em construção sustentável e materiais industriais, firmou uma parceria com o espaço do Itaú com o objetivo de buscar interações e intercâmbio com startups nos segmentos de digital; soluções e tecnologias para a indústria; soluções e tecnologias para a construção civil; pesquisa e desenvolvimento; e transformação cultural.

Já a Rede, que atua no mercado de meios eletrônicos de pagamento, fechou um acordo com  o Cubo há cerca de 2 meses para estimular o desenvolvimento de soluções digitais para os produtos e serviços oferecidos pela empresa em seu portfólio. 

Com a parceria, a Rede espera encerrar 2017 com aproximadamente 80 aplicativos disponíveis para download na loja de aplicativos dos terminais Smart Rede.

Também do setor de pagamentos, a Mastercard passou a oferecer mentorias no Cubo há aproximadamente um ano. Profissionais do time de produtos e soluções da MasterCard oferecem coaching para os empreendedores residentes do espaço do Itaú.

Além disso, o banco utiliza o espaço para promover seus próprios programas de inovação. No dia 28 de junho, o Itaú Unibanco vai promover no espaço o evento de abertura da primeira edição do Itaú Insights powered by Mastertech. A competição tem o apoio da Axway, empresa que fornece soluções de software e APIs para integração de sistemas independentes.