A TIM lucrou R$ 1,8 bilhão em 2020. Foto: divulgação.
A TIM adotou a Omnia, plataforma de agentes virtuais baseados em inteligência artificial da italiana Interactive Media, para aumentar a eficiência dos canais de atendimento aos clientes da companhia.
Segundo a empresa, a escolha da Interactive Media foi pela capacidade de integração com a infraestrutura da TIM, como é o caso da rede telefônica e do call manager (CTI), além da total integração com os sistemas legados da operadora.
Na prática, os agentes virtuais possibilitam conversas consideradas naturais com os clientes pelo telefone, pelo chat ou por outros meios de comunicação, como dispositivos domésticos inteligentes.
“Os primeiros desenvolvimentos do uso do agente virtual geraram melhor experiência e eficiência nas ativações e nos cadastros de clientes, além de proporcionar outros autosserviços com abordagem de comunicação mais eficiente e similar a uma conversa”, afirma Evaristo Mascarenhas, diretor de customer care da TIM.
Atualmente, a operadora conta com nove serviços implementados com a OMNIA, atendendo aos clientes dos segmentos pré, controle e pós-pago.
Após a implementação e a realização de tuning para adequar a captura e o reconhecimento vocal, a empresa observou uma maior aderência e eficiência dos serviços prestados no canal, com retenção acima de 80% pelo robô de voz.
Em 2019, a companhia ampliou seus canais de atendimento, chegando a aproximadamente 8,3 milhões de chamadas atendidas e a uma economia de 70% dos custos.
“O objetivo da tecnologia é gerar drástica redução de custos com os agentes humanos e, ao mesmo tempo, melhorar a experiência do cliente conduzindo-o na sua auto resolução, bem como facilitando seu atendimento, sem precisar escutar, aguardar e digitar a opção desejada. Basta falar”, explica Roberto Valente, CEO da Interactive Media.